Eliminado ainda na primeira fase do Gauchão 2023, o Juventude deixou escapar não apenas a oportunidade de disputar o título do Estadual, mas também a de se classificar para a Copa do Brasil do próximo ano. Em quinto lugar com 17 pontos, o Verdão terá que torcer para que Grêmio ou Inter se classifiquem para a Libertadores 2024. Algo que, segundo o presidente Fábio Pizzamiglio, deve acontecer.
— A Copinha muito provavelmente a gente jogue e até, não só pela Copa do Brasil, talvez acabemos ganhando a vaga por terminar em quinto, com a classificação de Inter ou Grêmio na Libertadores. Até na Pré-Libertadores ele podem ficar, a gente vai acabar tendo a vaga na Copa do Brasil — garante o mandatário alviverde.
Em dezembro do ano passado, a CBF informou a mudança nos critérios de classificação para a competição de mata-mata. A partir de 2024, o torneio terá 92 participantes, sendo que 80 vagas serão distribuídas entre as federações estaduais. As outras 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com os classificados para a Copa Libertadores. As vagas restantes ficam com as equipes melhor colocadas na Série A. No Rio Grande do Sul são quatro vagas para os semifinalistas e mais uma para o vencedor da Copa FGF.
O Juventude, portanto, tem outras duas possibilidades de disputar a Copa do Brasil de 2024, mas para não depender da dupla Gre-Nal, o clube teria que levantar uma taça. A da Série B do Campeonato Brasileiro ou da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF), no segundo semestre. Para o presidente alviverde, no entanto, disputar a Copinha pode ser o caminho também para o clube pensar no Estadual do ano que vem.
— Muito possivelmente a gente jogue a Copinha, vamos fazer mais uma reunião interna aqui mais pra garantir. Vamos tentar o título da Copinha e já começar a deixar um time pronto pro Gauchão do ano que vem, porque a gente não vai ter a janela de férias aí tão grande como tivemos neste ano. A gente começa organizar já dentro da Copinha e vamos ver quem consegue iniciar o Gauchão do próximo ano.