Após a eliminação alviverde na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o presidente Fábio Pizzamiglio fez uma avaliação dos três primeiros meses do clube. Neste período, o Juventude foi eliminado também na primeira partida da Copa do Brasil, para o São Luiz, em Ijuí.
— A gente sabe que ficamos abaixo do que planejamos para estes três primeiros meses. Queríamos a classificação na Copa do Brasil e no Gauchão. Fizemos a avaliação do nosso trabalho, a começar por mim mesmo. Nem terra arrasada, nem achar que está tudo às mil maravilhas. Nestes últimos jogos tivemos evolução — disse o mandatário alviverde.
O presidente destacou ainda que, se não fossem os erros de arbitragem contra o Ju, sobretudo na derrota para o Ypiranga, quando o clube reclamou de dois pênaltis mal marcados contra si, a história no Gauchão poderia ser diferente.
— Terminamos o Campeonato Gaúcho com 17 pontos. Se não tivéssemos sido prejudicados pela arbitragem teríamos a mesma pontuação do Inter. O time que é tão ruim, tem tão pouca qualidade não estaria com a mesma pontuação do segundo colocado. Não está tudo certo, mas não está tudo errado. Temos uma base. Fizemos 17 pontos, com moralmente 22 — destacou Pizzamiglio.
O clube orá contratar reforços para a disputa da Série B, que inicia em abril. No entanto, alguns atletas passarão por nova avaliação de acordo com o presidente, por terem rendido acima do esperado nas últimas três partidas do Gauchão.
— Tivemos atletas que talvez achássemos que não poderiam dar retorno para a Série B, e agora vimos que podem. Nós teremos o time reforçado para o Brasileiro. Estava planejado. Como qualquer outro clube, acertamos e erramos em contratações.