O Juventude deu adeus ao Gauchão 2023 com vitória de 1 a 0 sobre o Brasil-Pel, na tarde deste sábado (11), no Alfredo Jaconi. Na partida válida pela 11ª rodada, o Verdão precisava vencer e secar o rival, mas o Caxias fez a sua parte diante do Avenida e venceu, pelo mesmo placar, em Santa Cruz.
No Alfredo Jaconi, apesar do clima de fim de festa e a presença de 3.087 torcedores, o time de Adaílton Bolzan quis deixar uma boa impressão para o novo treinador. Pintado vai comandar a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a equipe cometeu os mesmos erros defensivos e de falta de criação de jogadas, mesmo com um homem a mais o segundo tempo inteiro, com a expulsão de Da Silva. Jean Irmer marcou o gol do triunfo alviverde. Com 17 pontos, o Juventude terminou o Campeonato Gaúcho em quinto lugar e terá que torcer para Grêmio ou Inter se classificarem para a Libertadores do ano que vem, para que o Ju conquiste vaga na Copa do Brasil de 2024. Agora o time terá cerca de um mês para se preparar para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro
Gol e expulsão
Para quem necessitava vencer com larga vantagem, o Juventude demorou para avançar ao ataque. Os primeiros minutos foram de um jogo truncado e de muita disputa no meio-campo. Mas a primeira investida na frente foi eficiente e contou com a ajuda de um velho conhecido do torcedor. Aos nove minutos, para furar a barreira Xavante, Jean Irmer arriscou um chute de muito longe; a bola quicou antes de chegar a Pitol, que falhou ao tentar defender: Verdão 1 a 0. Aos gritos de “frangueiro”, o goleiro que já vestiu a camisa alviverde, mas que ficou conhecido por provocações ao Verdão quando atuava no Caxias, teve que suportar a corneta após a falha.
Com pouco poder de reação, o Xavante não ameaçou o gol de Thiago Couto, um mero espectador do primeiro tempo. O Juventude só voltou a ameaçar o gol de Pitol aos 38, quando Rodrigo Rodrigues roubou a bola na frente do goleiro, que bloqueou o chute. Rodrigo ainda ficou com a sobra e rolou na entrada da área para Jean Irmer chutar sobre o travessão.
No lance seguinte, Da Silva acertou David com o cotovelo numa dividida pelo alto. Anderson Daronco não teve dúvidas da agressão e expulsou o centroavante do Brasil, aos 39.
Faltou acabamento
O segundo tempo iniciou com o Juventude tentando ir pra cima do adversário, em busca de mais gols, mas faltou aquele toque refinado para chegar na frente e deixar os atacantes em boas condições de completar as jogadas. Adaílton retirou o volante Emerson Santos, no intervalo, e promoveu a entrada de Vitinho. Mesmo com um homem a mais, a equipe alviverde ficou presa na marcação pelotense. A primeira chegada forte ao ataque ocorreu aos 14 minutos. Rodrigo Rodrigues aproveitou um vacilo na marcação de Rennan Siqueira e Rafael Dumas e recuperou a bola. O centroavante driblou Pitol, mas sem o melhor ângulo, chutou à direita da trave, com o gol aberto.
Com Guilherme Guedes e Rafinha em campo, Adaílton Bolzan tentou dar um gás novo com jogadas pelos lados do campo. O lateral-esquerdo levou perigo ao cobrar uma falta, aos 22 minutos, perto do travessão de Pitol.
Depois de quase não ameaçar a meta alviverde, o Brasil teve duas chances para marcar na sequência. Aos 25, Victor Jesus invadiu a área e chutou rasteiro, para boa defesa de Thiago Couto. Na cobrança de escanteio, Rennan Siqueira pegou o rebote e chutou perto da trave esquerda do Ju. A resposta alviverde foi com o autor do gol. Jean Irmer bateu de fora da área assustando Marcelo Pitol.
Aos 31, a melhor chegada do Brasil no jogo veio com Germano. O jogador aproveitou um buraco na marcação e invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou forte. A bola explodiu no travessão e se perdeu em linha de fundo.
O Alviverde respondeu dois minutos depois. Vitinho cobrou falta, a bola quicou na frente de Pitol que, desta vez, se redimiu do gol sofrido e espalmou. Apagado, o artilheiro alviverde no ano, com seis gols, Rodrigo Rodrigues deixou o gramado para a estreia de Samuel Granada, que pouco fez em relação ao camisa 9, final: 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x0 Brasil
Gauchão - 11ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt (Daniel Guedes, 31/2º), Danilo Boza, Walce e Alan Ruschel (Guilherme Guedes, 17/2º); Jean Irmer, Jadson, Emerson Santos (Vitinho, int.)e Fernando Boldrin (Rafinha, 17/2º); David e Rodrigo Rodrigues (Samuel Granada, 29/2º). Técnico interino: Adaílton Bolzan
BRASIL
Marcelo Pitol; Luís Gustavo (Jonathan Bocão, 18/2º), João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Guilherme Nunes (Germano, 26/2º) e Luiz Felipe (Victor Jesus, int.); Márcio Jonatan (Guilherme Beléa, 36/2º), Wellington (Mário Henrique, 18/2º) e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Jean Irmer (J), aos nove min, no primeiro tempo.
Amarelos: Alan Ruschel, Vitinho (J); Rafael Dumas, Guilherme Nunes, Rennan Siqueira (B).
Vermelho: Da Silva (B), aos 39 min, no primeiro tempo
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau