Depois da eliminação precoce na Copa do Brasil e no Campeonato Gaúcho, a direção do Juventude corre contra o tempo para mudar o rumo do clube nesta temporada. Nos primeiros três meses de competições, 23 atletas foram contratados pelo clube. Responsável pela vinda dos jogadores, o diretor-executivo de futebol, Júnior Chávare, deixou o Verdão para acertar com a Ferroviária. Apesar de não achar o elenco alviverde tão abaixo dos resultados mostrados em campo, o presidente Fábio Pizzamiglio, indicou que o Verdão necessita de reforços mais experientes para a disputa da Série B, que começa em abril.
Pelo menos sete atletas devem ser contratados. Três deles já estão engatilhados com o clube e assinaram pré-contrato: um goleiro e dois laterais. Nestas posições, o clube diagnosticou as suas principais carências, nos últimos meses. Nem Pegorari, nem César tomaram conta da camisa 1. Thiago Couto recém completou seu sexto jogo entre os titulares.
Por isso, sem a certeza de que o goleiro emprestado pelo São Paulo fará posse do gol, o alviverde está trazendo, por indicação do técnico Pintado, seu ex-atleta da Inter de Limeira, Leó Vieira, de 32 anos. O jogador esteve no Rio Ave de Portugal por três temporadas, sendo um dos destaques do Paulistão deste ano.
Para as laterais, o clube conta com Dani Bolt e Daniel Guedes, pela direita, e Alan Ruschel, Guilherme Guedes e Da Rocha, para o lado esquerdo. O Ju está trazendo dois jogadores: o lateral-direito Reginaldo, 30 anos, do Água Santa-SP - clube do novo diretor-executivo alviverde Júlio Rondinelli - e o lateral-esquerdo Romário, 31 anos, ex-Santo André. Ambos se enquadram no perfil de atletas com rodagem na Série B. Pelo CRB, Reginaldo tem cerca de 150 jogos, enquanto Romário foi um dos melhores na posição na segunda divisão de 2020, pelo Cuiabá. E para que estes laterais venham, pelo menos dois do atual elenco devem deixar o clube.
Além do goleiro e dos dois laterais, o Juventude trabalha para anunciar ainda um zagueiro, que deve vir do futebol paulista, um meia e dois atacantes. O grupo formado por 35 atletas já está sendo avaliado pelo técnico Pintado e saídas acontecerão durante o mês.
A chegada e o início de trabalho do novo treinador alviverde será nesta terça-feira (14), juntamente com a reapresentação do grupo de jogadores, no Alfredo Jaconi. A apresentação de Pintado deve ser na quarta-feira, dia 15. O diretor Júlio Rondinelli ainda está envolvido com o água Santa, que disputa a segunda fase do Paulistão com o São Paulo nesta segunda-feira (13) e é aguardado assim que encerre a participação do clube no Estadual.
Perfil novos reforços
:: Leonardo da Silva Vieira, 32 anos
Goleiro
Naturalidade: Suzano-SP
Altura: 1,93cm
Clubes na carreira: Portuguesa, São Paulo, Toledo, Linense, Paraná, Athletico, Atlético-GO, Rio Ave e Inter de Limeira.
:: Romário Guilherme dos Santos, 31 anos
Lateral-esquerdo
Naturalidade: Diadema-SP
Altura: 1,72m
Clubes na carreira: Pão de Açúcar, Porto, Osasco Audax, Bahia, Audax Rio, Red Bull Brasil, Avaí, Atlético-GO, Ceará, Santos, Guarani, Bragantino, Vila Nova-GO, Mirassol, Cuiabá, Coritiba, Ferroviário, Novorizontino e Santo André.
:: Reginaldo Lopes de Jesus, 30 anos
Lateral-direito
Naturalidade: Salvador-BH
Altura: 1,74cm
Clubes na carreira: Novoperário, 7 de Setembro-MS, Maringá, Coritiba, ABC, Joinville, Oeste, Londrina, Linense, Athletico, Atlético-GO, CRB e Água Santa.