Quem vê o estilo de jogo ofensivo do Caxias e, ao mesmo tempo, com dificuldades defensivas em alguns jogos da primeira fase do Gauchão, não imagina que o treinador da equipe seja um ex-zagueiro. Aos 34 anos, Thiago Carvalho é o técnico mais jovem entre os semifinalistas do Estadual e está dirigindo apenas a segunda equipe na carreira. Com ideias propositivas, o comandante estará na casamata diante do Inter, neste sábado (18), às 16h30min, no Estádio Centenário, e quer levar o time grená à decisão da competição.
O técnico mais novo do Gauchão 2023 tem um estilo corajoso, com agressividade ofensiva e sem fugir da responsabilidade, independente do adversário. Entre suas referências dentro das quatro linhas estão o modelo de jogo de Pep Guardiola, treinador do Manchester City, e a bravura de Diego Simeone, do Atlético de Madrid.
— Como jogo, o Pep Guardiola é referência, de jogar futebol e ter a bola, mas sou um cara que tenta pegar um pouco de todos. O perfil do Diego Simeone, de mexer e brigar. Vou pegando tudo isso, são referências de treinadores de sucesso, cada um com um perfil — justificou Carvalho.
Como jogador, Thiago Carvalho foi revelado pelo Vila Nova-GO. Teve passagens por Cruzeiro, Ceará e Boa Esporte. Entre os técnicos que trabalhou, o comandante grená se identifica muito com Givanildo de Oliveira, pelo perfil de gestão de grupo. No Cruzeiro, foi treinado por nomes famosos como Vanderlei Luxemburgo, Vagner Mancini e Celso Roth.
Mas, antes do campo, ele começou no futsal. O ex-defensor adquiriu as suas convicções e até mesmo ideias nas quadras. O agora técnico trouxe para o campo alguns ensinamentos do futsal, como as jogadas ensaiadas.
— Sempre fui muito apaixonado por futsal, mas o campo te dá muitas alternativas. Tecnicamente falando, o futsal te dá muito conteúdo técnico. Todas as minhas convicções vêm do futsal e tento usar no campo. Muitas jogadas ensaiadas — admitiu o treinador grená.
NOVO RUMO NA CARREIRA
A carreira de atleta foi encerrada na Aparecidense-GO por conta de uma lesão no joelho. Isso fez ele apostar na carreira de treinador. Carvalho investiu nos estudos e começou os cursos da CBF para se tornar treinador de futebol.
Durante a pandemia, em setembro de 2020, surgiu a primeira chance como técnico. Thiago Carvalho era auxiliar-técnico da Aparecidense-GO e foi efetivado para comandar o time. No seu primeiro desafio, levou o clube até o jogo do acesso, nas quartas de final da Série D, quando encarou o Mirassol, mas não conseguiu o objetivo. No ano seguinte, Thiago Carvalho subiu o clube goiano à Série C e terminou com o título.
Eu gosto é de ficar com a bola e fazer isso com qualidade. Ser agressivo nos momentos certos
Em maio de 2022, ele foi chamado pelo Caxias em meio à Série D. Fez uma grande campanha, mas parou no jogo do acesso para o América-RN. Mesmo assim, a direção acreditou na continuidade e renovou seu contrato. No seu primeiro Gauchão, com um estilo de jogo corajoso, leva o time grená à fase semifinal e garantiu um lugar na Copa do Brasil de 2024.
— Não gosto muito de sistema, porque são variações que acontecem toda hora. Eu gosto é de ficar com a bola e fazer isso com qualidade. Ser agressivo nos momentos certos, agressivo na parte defensiva também — finalizou o técnico grená.