Semifinalistas da atual edição do Campeonato Gaúcho, Caxias e Inter decidiram a competição estadual de 2012. Foram dois confrontos equilibrados e emocionantes. No Estádio Centenário, no jogo de ida, empate em 1 a 1. Na partida de volta, no Beira-Rio, vitória colorada por 2 a 1 e o título ficou para o clube da capital.
No primeiro confronto, o Caxias suspendeu na escalação quando o lateral Fabinho foi confirmado, porque desde a metade da semana ele era descartado. No entanto, quando foi anunciado entre os titulares, surgiu a dúvida se lesão muscular era mesmo grave ou tudo não passou de uma estratégia para despistar o Inter.
Aos 43 minutos, Fabinho teve participação decisiva. O lance começou no lado esquerdo da defesa grená, num contra-ataque, com participação de Mateus e Vanderlei, em alta velocidade. O lateral-esquerdo Fabinho apareceu como um meia-direita, recebendo um passe de Mateus. Driblou um adversário na entrada da área e devolveu para Mateus, perto da marca do pênalti, fuzilar Muriel. 1 a 0 para o time comandado por Mauro Ovelha.
O Inter, então treinado por Dorival Júnior, conseguiu igualar aos 11 minutos da segunda etapa, depois de um escanteio para o Caxias, Oscar recebeu a bola num contra-ataque. Com muita técnica, driblou Humberto e chutou no canto direito de Paulo Sérgio, sem defesa. 1 a 1.
Já na partida decisiva em Porto Alegre, o Caxias assustou o Inter. O time da capital entrou no gramado com a vantagem de poder empatar em 0 a 0. O sonho grená de conquistar o título diante Inter em pleno Beira-Rio durou 40 minutos. Michel fez o gol do Caxias aos 26 minutos do primeiro tempo. Aos 21 da etapa final, Sandro Silva buscou o empate para o colorado e mudou o rumo da partida.
No entanto, a virada colorada, Fabrício levantou uma bola da esquerda, Leandro Damião ganhou de Jean na disputa de bola e tocou para o gol. Paulo Sérgio ainda tocou na bola, mas não conseguiu defender. 2 a 1.
No final, o árbitro Márcio Chagas encerrou o jogo 10 segundos antes dos quatro minutos de acréscimo. Isso deixou a direção do Caxias irritada, além de alguns lances violentos dos jogadores colorados.
Jogo de ida - Caxias 1x1 Inter
6/5/2012 - Estádio Centenário
CAXIAS
Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Mateus, Paraná e Wangler (Juninho); Caion (Rafael Santiago) e Vanderlei (Marcos Paulo). Técnico: Mauro Ovelha.
INTER
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga (João Paulo), Oscar e Jajá (Gilberto); Jô. Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Jogo de volta - Inter 2x1 Caxias
13/5/2012 - Estádio Beira-Rio
CAXIAS
Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto (Marcos Paulo), Paraná (Alisson), Mateus e Wangler; Caion e Wanderley (Rafael Santiago). Treinador: Mauro Ovelha
INTER
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu e Tinga (Tinga); Oscar e Dátolo (Dagoberto); Leandro Damião. Treinador: Dorival Júnior