O técnico interino Adaílton Bolzan vai comandar a equipe do Juventude pela terceira e última vez no Gauchão 2023. Até aqui foram dois jogos, com um empate no Ca-Ju 287 e uma vitória sobre o Esportivo.
Contra o Brasil-Pel, o comandante alviverde tentará um feito heroico de colocar o clube na segunda fase da competição, mesmo que as chances alviverdes sejam remotas. Depois da partida, o interino deve passar o comando para o novo treinador. A volta de Pintado deve ser anunciada após a partida pela direção do clube.
Para classificar, o Verdão terá que derrotar o Xavante e torcer para que o Caxias perca o jogo com o Avenida, no Estádio dos Eucaliptos, tirando também uma diferença de cinco gols de saldo da equipe grená. Com 14 pontos, o Juventude está em quinto, a três do Caxias, uma posição na frente. Já o Brasil, está eliminado da fase semifinal e ocupa o sexto lugar, com 13 pontos.
Sem Mandaca, lesionado, Adaílton confirmou o Juventude com Jean Irmer no meio e Alan Ruschel, na lateral esquerda. O time terá: Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Walce e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Emerson Santos e Fernando Boldrin; David e Rodrigo Rodrigues.
O técnico Rogério Zimmermann escalou o Brasil com: Marcelo Pitol; Luís Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Guilherme Nunes e Luiz Felipe; Márcio Jonatan, Wellington e Da Silva.
A arbitragem será de Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau.