Não se trata de uma aposta. É apenas uma avaliação por tudo que se viu até aqui. A última rodada do Gauchão não deve fugir da lógica. Pelo menos no que diz respeito a dois dos serranos na disputa.
O Caxias é favoritaço para ficar com a última vaga nas semifinais. Depende só de si, tem apresentado um bom futebol e tem condições totais de até vencer o Avenida e melhorar sua posição atual, contando com tropeços de Inter ou Ypiranga.
Por falar no Colorado, mesmo que preserve alguns jogadores, não dá para imaginar o Esportivo fazendo o crime no Beira-Rio. Até aqui, mesmo quando fez muita força e mostrou dedicação e aplicação tática, o time de Bento Gonçalves sofreu demais pela carência técnica. Sendo assim, infelizmente, dentro da lógica, o Tivo deve voltar à Divisão de Acesso em 2024.
Já o Juventude tem um confronto direto pela quinta posição. Sim, mesmo que a vaga não venha, é muito importante garantir esse lugar. Afinal, caso Inter ou Grêmio confirmem uma vaga na Libertadores de 2024 – o que é uma tendência –, uma vaga para a Copa do Brasil se abriria no Estadual. Sendo assim, é um jogo que vale demais, não apenas para o agora, mas diante de uma perspectiva financeira do próximo ano.
Mesmo em um campeonato tão equilibrado, a lógica deve prevalecer na rodada final. E deixo aqui uma aposta: um Caxias x Inter na semifinal.