Um dos duelos mais aguardados do Gauchão 2023 coloca mais uma vez a frente a rivalidade Caxias-Pelotas. A partir das 16h30min, deste sábado (11), Juventude e Brasil disputam a última rodada da primeira fase do estadual, no Alfredo Jaconi. Apenas o Verdão tem chances de classificação para as semifinais. E para que isso aconteça, o time, que está em quinto lugar com 14 pontos, precisa derrotar o Xavante e torcer para que seu maior rival perca em Santa Cruz, para o Avenida. Além disso, o time do técnico interino Adaílton Bolzan necessita tirar uma diferença de cinco gols de saldo do Caxias, o quarto colocado, com 17 pontos.
Já eliminado da segunda fase, o Brasil joga para se manter entre os seis melhores colocados e tem a chance de ultrapassar o Juventude na tabela. Logo atrás com 13 pontos, o Xavante quer a vitória para depois ficar na torcida para que a dupla Gre-Nal obtenha classificação na Libertadores do ano que vem para garantir presença na Copa do Brasil de 2024.
Como chegam
O Juventude vai para o terceiro jogo com Adaílton Bolzan no comando do time. O interino fará sua despedida, antes do anúncio do novo treinador. Com ele, foram dois jogos e 66% de aproveitamento. Empate em 2 a 2 no Ca-Ju 287, no Estádio Centenário, e vitória de 3 a 1 sobre o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos. Será a primeira vez que Adaílton dirige a equipe no Alfredo Jaconi.
O volante Mandaca, com lesão muscular na coxa, desfalca o time por tempo indeterminado. Jean Irmer retorna de suspensão, mas não tem presença garantida no meio-campo. Wesley Hudson disputa a posição por ter uma saída de bola e passe mais qualificado, segundo o treinador. Walce e Emerson Santos ganharam posição entre os titulares.
Já o Brasil não poderá contar com o meia-atacante Patrick, ex-Grêmio. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o São Luiz, por 1 a 0, no Bento Freitas, pela décima rodada. Na terça-feira (7), o clube obteve uma grande vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, em Pelotas, e se garantiu na terceira fase da Copa do Brasil. Chicão e Márcio Jonatan saíram machucados deste confronto e são dúvidas. Ainda seguem de fora Rafael Pernão, com uma lesão no osso do pé, e Rone, com lesão muscular.
A direção Xavante já trabalha na montagem do grupo para a Série D e está em busca de reforços. Devem ser contratados um zagueiro, um meia, um atacante e um centroavante. Carlos Henrique, do Avenida, é um dos nomes sondados pelo clube.
Horário e Local
Sábado (11), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi
Transmissão
- O Premiere anuncia a transmissão ao vivo
Prováveis escalações
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Walce e Guilherme Guedes; Jean Irmer (Wesley Hudson), Jadson, Emerson Santos e Fernando Boldrin; David e Rodrigo Rodrigues. Técnico interino: Adaílton Bolzan
BRASIL-PEL
Marcelo Pitol; Luís Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Guilherme Nunes e Luiz Felipe; Germano, Márcio Jonatan (Wellington) e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
Arbitragem
Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau