A vitória diante do Esportivo, pela décima rodada do Gauchão 2023, não serviu apenas para que o Juventude continuasse vivo na briga pela quarta vaga no G-4. Para o técnico interino Adaílton Bolzan, a partida em Bento Gonçalves foi a prova que faltava para que duas de suas apostas confirmassem a escalação. O zagueiro Walce e o meia Emerson Santos aproveitaram a oportunidade e são os novos titulares do time, para o jogo deste sábado (11), às 16h30min, diante do Brasil-Pel, no Alfredo Jaconi.
O defensor ficou praticamente três temporadas sem atuar devido a uma série de lesões no joelho. Walce foi ganhando minutagem no decorrer do Campeonato Gaúcho e, contra o Esportivo, pela primeira vez, iniciou um jogo com a camisa alviverde. Para o treinador interino, Walce tem as características ideais para seu estilo de jogo.
— O Walce entrou muito bem, fez gol, é outro jogador que ficou muito tempo sem jogar. São jogadores que precisam ter ritmo de jogo, a gente tá tentando fazer isso. O Walce tem grande qualidade no passe. Então ele vai ajudar a gente na fase de construção do time. O Felipe Carvalho vinha jogando muito bem, era um jogador pelo lado esquerdo de grande imposição física, mas a gente optou, no jogo com o Esportivo, em usar um jogador com qualidade maior na construção de jogo — admitiu Adaílton.
Já Emerson Santos, iniciou o Gauchão entre os titulares de Celso Roth, mas foi perdendo espaço. Em Bento Gonçalves, o desempenho do jogador agradou à comissão técnica alviverde.
— O Emerson conseguiu manter um bom ritmo por uma boa parte do jogo. Ele mudou depois um pouquinho, pela saída do Mandaca, e teve que passar de primeiro pra segundo volante, avançando um pouco mais. O Emerson é um jogador importante pra nós. Tem uma grande qualidade no passe e também tem essa parte de ser um jogador agressivo, que faz a gente ter uma força maior de recuperar a bola no meio-campo e, acima de tudo, no campo adversário, que é onde a gente está procurando trabalhar, com a ideia de recuperar essa bola no campo adversário pra correr menos possível e poder finalizar as jogadas — revelou Bolzan.
Com os dois no time, o Juventude se encaminha para enfrentar o Xavante com: Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Walce e Guilherme Guedes; Jean Irmer (Wesley Hudson), Jadson, Emerson Santos e Fernando Boldrin; David e Rodrigo Rodrigues.