O Juventude não conseguiu parar o líder da competição. Muito cedo, a equipe de Celso Roth viu o Grêmio manter os 100% de aproveitamento no Gauchão 2023. A formação mais cautelosa de Celso Roth, com quatro volantes, não foi capaz de parar o ágil ataque Tricolor na etapa inicial. Ao alterar o time no intervalo, o treinador alviverde mudou o jogo e viu o time encostar no placar, mas, no final, a vitória foi dos visitantes por 3 a 2.
Com seis pontos, o Juventude permanece estacionado na 8ª colocação do Gauchão e vê a zona de rebaixamento mais próxima do que o G4. O verdão está a dois pontos do Aimoré, o 11º e a três do Caxias, 4º colocado. O Juventude volta a campo na segunda-feira (13), às 20h, contra o São José, em Porto Alegre.
Saiu perdendo
O jogo começou e a rede do Alfredo Jaconi balançou cedo demais. Logo aos três minutos, Bitello ganhou a dividida com Alan Ruschel, próximo à bandeirinha de escanteio e rolou atrás para Pepê finalizar. O chute fraco não ia na direção do gol, mas a bola desviou em Bitello e enganou Pegorari, indo morrer no canto direito, no contrapé do goleiro: Grêmio 1 a 0. Os jogadores alviverdes reclamaram de uma falta não marcada no atacante David no lance anterior.
Mesmo com quatro volantes, a marcação alviverde não encaixou e viu o Tricolor ampliar o placar. Aos nove minutos, Bitello recebeu na entrada da área e foi derrubado, o árbitro Jean Pierre Lima deu a vantagem. A zaga do Juventude parou e permitiu que Reinaldo entrasse livre para chutar cruzado, no canto esquerdo de Pegorari: 2 a 0, muito cedo.
Enquanto o torcedor resmungava nas arquibancadas, o Verdão respondeu em uma cobrança de escanteio, aos 13. Rodrigo Rodrigues ganhou no alto de Bruno Alves, mas a bola passou sobre a meta de Brenno. No lance seguinte, Jadson achou David na área e, na dividida com o lateral Fábio, o jogador do Ju caiu pedindo pênalti. A arbitragem nada marcou e ainda aplicou o cartão amarelo pro atacante alviverde.
Dono das ações, envolvente e trocando passes, o Grêmio não parava de criar oportunidades de gol. Cristaldo, de carrinho, não chegou a tempo e perdeu o terceiro gol. Na sequência, Gabriel Silva recebeu de Suárez, na entrada da área, e obrigou Pegorari a saltar para fazer a defesa.
Aos 23 minutos, Mandaca recebeu pela esquerda e, na saída de Brenno, chutou fraco, perdendo a chance de descontar. Dois minutos depois, o zagueiro Bruno Alves errou na saída de bola e o lateral Dani Bolt tentou o arremate de pé esquerdo, no canto de Brenno, que fez a defesa. Timidamente, o Juventude esboçava uma reação na partida. Em mais uma conclusão de fora da área, o centroavante Rodrigo Rodrigues chutou rasteiro e o goleiro gremista saltou no canto para salvar. Aos 33, Carballo perdeu a bola para David no meio-campo. O atacante alviverde avançou e, sem ter pra quem tocar, chutou forte assustando o goleiro Brenno. Três minutos depois, o Grêmio voltou a ameaçar, em cabeceio de Pepê. No lance seguinte, Carballo deu uma rosca pra trás, mas David não aproveitou e chutou fraco, nas mãos do goleiro.
Aos 47, o que já era ruim virou goleada, ainda no primeiro tempo. Após cobrança de falta ensaiada, a bola desviou em Suárez e sobrou para Bruno Alves, livre de marcação, ampliar: 3 a 0.
Verdão melhora com as trocas
Para tentar algo diferente na partida, o técnico Celso Roth voltou a campo com três alterações. Entraram no intervalo, Da Rocha, Wesley Hudson e Vitinho. Do outro lado, Renato poupou alguns atletas desgastados e sacou Bitello e Fábio da equipe.
As mexidas fizeram bem ao Verdão. Trabalhando mais a bola, o meio-campo, enfim, criou uma grande chance. Jadson achou o centroavante Rodrigo Rodrigues na área, o camisa 9 bateu cruzado na saída de Brenno. A bola ainda raspou na trave direita antes de morrer no fundo do gol: 3 a 1, aos oito minutos. O gol animou o Verdão. Três minutos depois, David ingressou na área e rolou para o artilheiro alviverde chutar perto do travessão.
Com Da Rocha e Daniel Cruz, o Juventude começou a aproveitar os espaços pelos lados do campo. O time colocou o Grêmio no campo defensivo, mas abusou dos cruzamentos errados para a área. Até que aos 30 minutos, Dani Bolt acertou o passe na área e o pequeno Mandaca cabeceou no canto direito de Brenno: 3 a 2.
O jogo ficou empolgante. Aos 32, Suárez lançou Galdino na área. O atacante driblou Pegorari e acertou o travessão. Na sequência foi a vez do Juventude envolver a defesa Tricolor. Rodrigo Rodrigues recebeu na pequena área, mas chutou sobre o travessão. Nos acréscimos, após bom passe de Jadson, Daniel Cruz perdeu a última chance para o Juventude empatar. Final, 3 a 2 para o Grêmio.
FICHA TÉCNICA
Gauchão - 6ª rodada
Juventude x Grêmio
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho (Walce, 24/2º) e Alan Ruschel (Da Rocha); Jean Irmer (Wesley Hudson, int.), Mandaca, Emerson Santos (Vitinho, int.) e Jadson; David (Daniel Cruz, 13/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Celso Roth
GRÊMIO
Brenno; Fábio (Thaciano, int.), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê e Bitello (Everton Galdino, int.); Cristaldo (Thiago Santos, 16/2º ), Gabriel Silva (Diogo Barbosa, 32/2º) e Suárez (Gustavinho, 32/2º). Técnico: Renato Portulappi
Gols: Bitello (G), aos três minutos do primeiro tempo, Reinaldo (G) aos nove, Bruno Alves aos 47 (G). Rodrigo Rodrigues (J), aos oito minutos do segundo tempo e Mandaca, aos 30 (J)
Amarelos: David, Jean Irmer (J) Pepê, Diogo Barbosa (G)
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e Andre da Silva Bitencourt
Público Total: 10.912
Renda: R$ 472.390