Em duas semanas, o Juventude inicia a sua pré-temporada visando 2023. No entanto, ainda não há nenhuma contratação anunciada oficialmente pelo clube. O departamento de futebol aguarda a chegada dos pré-contratos para começar a confirmar os primeiros nomes. Na próxima semana, os reforços se apresentam em Caxias do Sul para a realização dos exames médicos. Já no dia 12, começa a preparação de todo o elenco.
— Nós temos algumas negociações avançadas, com a troca de documentos sendo finalizadas, mas enquanto não tiver assinado, não vamos divulgar. Não queremos correr o risco de algum jogador aparecer em outro clube. O torcedor e a instituição não merecem isso. Um pré-contrato assinado já resguarda a instituição. Jogador, para mim, só é apresentado quando estiver assinado — comentou Júnior Chávare, executivo de futebol do Juventude.
Até o momento, 11 jogadores estão acertados com o Verdão, mas a direção ainda não anunciou nenhum. Três zagueiros estão encaminhados: Felipe Carvalho, que estava no futebol uruguaio, Gerardo Gordillo, que defende a seleção da Guatemala, e Zé Marcos, que estava no Criciúma.
Ainda na defesa, o lateral-direito Dani Bolt, que estava no Vitória, mas pertence ao Athletico, e o lateral-esquerdo Guilherme Guedes, que jogou na Chapecoense em 2022 e será emprestado pelo Grêmio. Outro nome é o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que defendeu o Londrina neste ano.
Do meio para frente, o Ju tem o encaminhamento com o volante Wesley Hudson, que não deve continuar no Atlético-MG, o meia Émerson Santos, que defendeu o Bahia e conquistou o acesso para a Série A, o meia-atacante argentino Tomi Montefiori, com passagem rápida pelo Grêmio, e no ataque Echaporã, que disputou a Série B pela Ponte Preta e pertence ao Atlético-MG; e por fim Daniel Cruz, jogador que pertence ao Athletico, e deve ser emprestado ao Verdão.
— Existem alguns pré-contratos que estão em andamento, mas temos um procedimento de retorno com ajustes. Devemos ter nos próximos dias, 50% dos jogadores que queríamos e devemos estar finalizando os pré-contratos junto ao clube — finalizou Júnior Chávare.
ENCAMINHADOS - FALTA O ANÚNCIO
:: Zagueiro Felipe Carvalho: 29 anos, estava no Boston River, do Uruguai;
:: Zagueiro Gerardo Gordillo: 28 anos, estava atuando no Coquimbo Unido, do Chile;
:: Zagueiro Zé Marcos: atuou por duas temporadas no Criciúma;
:: Lateral-direito Dani Bolt: estava no Vitória e pertence ao Athletico;
:: Lateral-esquerdo Guilherme Guedes: jogou na Chapecoense e pertence ao Grêmio;
:: Lateral-esquerdo Alan Ruschel: já defendeu o Juventude e estava no Londrina;
:: Volante Wesley Hudson: pertencia ao Atlético-MG e estava emprestado ao Paysandu;
:: Meia-atacante Tomi Montefiori: argentino com passagem pela transição do Grêmio;
:: Meia Émerson Santos: estava no Bahia e subiu para Série A;
:: Atacante Echaporã: disputou a Série B pela Ponte Preta e pertence ao Atlético-MG;
:: Atacante Daniel Cruz: pertence ao Athletico e chega por empréstimo.