Diferente da preparação para a temporada 2022, o Juventude terá mais tempo de treinamentos para o próximo ano. O início das atividades do elenco está marcado para o dia 12 de dezembro. A estreia no Campeonato Gaúcho está definida para os dias 14 ou 15 de janeiro. Portanto, a pré-temporada alviverde terá praticamente um mês de duração.
Em 2021, o Campeonato Brasileiro teve o seu encerramento no dia 9 de dezembro, quando o Juventude ganhou do Corinthians e evitou o rebaixamento. Por conta disso, o Ju precisou começar a pré-temporada em dois momentos diferentes.
Primeiro, no dia 3 de janeiro, com um grupo de cinco jogadores: aqueles que foram contratados (goleiro César, meia Rodrigo Bassani e atacante Hélio Borges), além do zagueiro Odivan, que voltava de empréstimo ao Operário-PR naquela oportunidade, e o volante Élton, que se recuperou de uma grave lesão no tendão do quadríceps do joelho direito.
A segunda parte do elenco alviverde iniciou a preparação no dia 10 de janeiro. Ao todo foram 13 atletas remanescentes. Portanto, o Ju teve somente duas semanas de pré-temporada até a estreia no Gauchão 2021, no dia 26 de janeiro, na derrota para o Inter por 2 a 1.
Neste ano, com o fim das competições antecipado devido à Copa do Mundo do Catar, o Juventude e os demais clubes das Série A e B poderão fazer uma pré-temporada com uma duração maior. No planejamento alviverde, durante os 30 dias de treinos, o objetivo é realizar de três a cinco partidas amistosas para o técnico Celso Roth observar o time.