Um ano para ser esquecido. O torcedor do Juventude teve pouco a comemorar em 2022. De um quase rebaixamento no Campeonato Gaúcho a um descenso no Brasileirão. Em 53 partidas na temporada, o Verdão teve somente sete vitórias. Ao todo foram 19 empates e 27 derrotas. O aproveitamento em todo o ano foi de somente 25,15%. O Ju fez 43 gols e sofreu 83.
Como mandante, em toda a temporada, o Ju teve 26 jogos. Foram quatro vitórias, 13 empates e nove derrotas. O ano ruim do Juventude teve início no Gauchão. Após sofrer até a última rodada, escapou do rebaixamento graças ao rival Caxias, que venceu o União Frederiquense na última rodada. Em 11 jogos no Estadual, foram duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Nove gols marcados e nove sofridos. Esse era um prenúncio do que aconteceria na Série A do Brasileirão. Antes teve duas vitórias apertadas sofridas na Copa do Brasil diante do Porto Velho e depois do Real Noroeste.
No Brasileiro, o Ju bateu números negativos. Em 38 rodadas, três vitórias, 13 empates e 22 derrotas. O Ju fez 29 gols e tomou 69. Foram somente 19% de aproveitamento. O Verdão encerra a temporada com 112 dias sem vencer e nenhuma vitória no segundo turno no Brasileirão. Em toda a competição, o Ju sofreu quatro gols em, pelo menos, seis partidas.
O Ju começou 2022 com Jair Ventura como técnico. Com o desempenho ruim, foi demitido e o interino Eduardo Barros assumiu. Depois, Eduardo Baptista chegou para ajudar na montagem do elenco pro Brasileiro. Com o começo claudicante, mais uma troca de comando. Umberto Louzer chegou, mas também não conseguiu êxito e foi trocado. Lucas Zanella ficou cinco partidas de maneira interina. Com o rebaixamento confirmado, Celso Roth assumiu para tocar o planejamento visando 2023. Portanto, neste ano, o Ju teve seis treinadores.
Em 2022, dos 53 jogos que o Ju fez, o lateral-direito Rodrigo Soares e o volante Jadson participaram de 47. Foram os atletas que mais atuaram com a camisa alviverde neste ano. O jogador com mais gols marcados foi Isidro Pitta, com oito gols em 42 jogos.
NÚMEROS DO JUVENTUDE EM 2022
6 Treinadores
52 jogadores utilizados
53 jogos
7 vitórias
19 empates
27 derrotas
25,15% de aproveitamento
112 dias sem vencer
Quase rebaixado no Gauchão
Rebaixado no Brasileirão