Terminou o Campeonato Gaúcho 2022 para o Juventude. A equipe lutou até o último jogo para fugir do rebaixamento e conseguiu, mas dependeu de uma força do maior rival. O Juventude praticamente começou a partida perdendo no Estádio Bento Freitas, na tarde deste sábado (12). Logo aos 25 segundos, Thiago Santos marcou o único gol e definiu o resultado do jogo. Com pouca produtividade e pecando no último passe, o alviverde não conseguiu empatar. A equipe escapa de um trágico rebaixamento, já que o União perdeu para o Caxias por 3 a 0.
Na sua primeira escalação, o técnico Eduardo Baptista fez poucas mudanças. Os dois laterais retornaram à equipe. Após cumprir suspensão, William Matheus voltou para lateral-esquerda. Já Rodrigo Soares se recuperou de um desconforto e retornou ao setor direito. A novidade na escalação foi o volante Jadson ao lado de Darlan.
GOL RELÂMPAGO
O árbitro Daniel Nobre Bins apitou e com 25 segundos depois o Brasil-Pel largou na frente do placar, surpreendendo a defensiva alviverde. Thiago Santos recebeu na área e bateu forte entre o goleiro César e a trave. Apenas aos 15 minutos o time de Eduardo Baptista esboçou uma reação. O zagueiro Rafael Forster arriscou de longe, a bola mudou de direção no gramado irregular do Bento Freitas e o goleiro Marcelo, do Brasil, espalmou.
Com pouca criatividade pelo meio, o Ju apostava em jogadas pelas extremas. Com placar ao seu favor, o Xavante reduziu o ímpeto e baixou as linhas, dando a bola ao time de Eduardo Baptista. Pecando no passe final, o goleiro da casa pouco trabalhou, apesar do volume maior de jogo do papo.
Com a derrota parcial, as atenções do torcedor do papo se voltavam para o Estádio Centenário. Neste momento, o maior rival vencia por 2 a 0, um alívio vinha ao coração esmeraldino, pois uma vitória do União rebaixaria o time de Série A do Brasileirão.
Antes do intervalo, aos 44, Chico teve a sua melhor jogada. Em uma falta, o meia cobrou rente a trave direita, mas a bola se perdeu na linha de fundo. Os atletas do Juventude foram para o vestiário com a derrota por 1 a 0.
FINAL CONSTRANGEDOR
Sem modificações, a equipe de Baptista começou em cima do time da Zona Sul. Logo aos 4 min, Jadson limpa de dois marcadores e bate forte de dentro da área. Entretanto, não contava com desvio de Ricardo Bueno, que a tirou do trajeto do gol. Enquanto o rival fazia o terceiro na Serra, o papo seguia em busca do empate. Aos 11 minutos, William Matheus quase marcou. Ele chutou da pequena área e Marcelo salvou com pé, puro reflexo.
Com as entradas de Guilherme Parede e Vitor Gabriel, aos 20 minutos, o Juventude buscava alternativas para chegar a igualdade no placar. Saíram Darlan e Ricardo Bueno. O Brasil do técnico Testoni levava perigo apenas nos contra-ataques. No segundo tempo, o goleiro do Ju praticamente assistiu ao jogo, sem ser exigido. Com dificuldades para finalizar, a partida terminou com vitória do Brasil por 1 a 0.
Agora, o Juventude terá pouco tempo para refletir os erros do Gauchão, pois na quinta-feira (17), tem o jogo-único contra o Real Noroeste, às 19h, no Espírito Santo, pela segunda fase da Copa do Brasil. O alviverde finaliza o Campeonato Gaúcho na 10ª posição com 11 pontos.
FICHA TÉCNICA
Brasil de Pelotas 1x0 Juventude
Campeonato Gaúcho 2022 - 11ª Rodada
Local: Estádio Bento Freitas
Data: 12/03/2022
Juventude
César; Rodrigo Soares (Dudu 38/2º), Paulo Miranda, Forster, William Matheus (Danilo Boza 38/2º); Jadson, Darlan (Parede 20/2º), Chico (Gabriel Tota 29/2º); Capixaba, Pitta, Ricardo Bueno (20/2º). Técnico: Eduardo Baptista
Brasil de Pelotas
Marcelo; Gilberto Alemão (Herisson 29/2º), Fernando, Helerson, Bruno Paulo (15/2º), Ruan (Rafael Castro 42/2º), Gabriel Araújo, Marlon, Luizinho; Paulo Victor, Thiago Santos (Léo Ferraz 15/2º). Técnico: Gerson Testoni
Gols: Thiago Santos (25s/1º)
Amarelos: Bruno Paulo (B), Rodrigo Capello (B), Fernando (B) e Henrique (B).