A despedida do Juventude da Série A do Brasileiro foi um resumo de toda a temporada alviverde em 2022. De forma melancólica, o Verdão foi goleado pelo também rebaixado Ceará, por 4 a 1, na tarde deste domingo (13), no Estádio Castelão, em Fortaleza, com portões fechados. Cléber, Vitor Mendes, contra, Fernando Sobral e Erick marcaram os gols dos donos da casa. Guilherme Parede descontou.
Em um duelo sem a presença do torcedor, por conta da punição ao Ceará, o jogo iniciou em ritmo lento. Aos seis, na primeira chance de maior perigo, Erik cobrou falta por cima da barreira e a bola acertou a rede pelo lado de fora.
Com um time com vários jovens e oportunizando maior minutagem para Dudu, Pará, Gabriel Tota e Ruan, o Ju demorou a entrar no jogo. O Ceará era mais perigoso e, aos 14 minutos, foi a vez do centroavante Cléber ter liberdade após cruzamento da direita e cabecear firme, mas Pegorari, bem posicionado, fez a defesa.
Aos 23, o centroavante cearense não errou. Buiú fez o cruzamento da direita, Thalisson desviou para trás e Cléber, na pequena área, cabeceou para tirar de Pegorari e sair para comemorar: 1 a 0.
Em um jogo truncado e com o Juventude apresentando dificuldades para criar, a primeira finalização da equipe alviverde veio só aos 28. Após cobrança de falta, a zaga do Vozão não afastou bem e Thalisson tentou de primeira, para a defesa firme de Richard.
Aos 36, mais uma oportunidade dos mandantes. Após ótima jogada individual, Erick finalizou de fora da área e obrigou o goleiro Pegorari a fazer boa defesa, jogando para a linha de fundo. Três minutos depois, veio a grande chance do Juventude na primeira etapa. Vitor Gabriel recebeu de costas e deu um passe precioso para Gabriel Tota, que entrava entre os zagueiros. Livre e cara a cara com o goleiro, o meia tentou chutar rasteiro, mas a bola parou nas pernas de Richard.
Se o Ju desperdiça, o Ceará aproveita. Nos acréscimos, Fernando Sobral recebeu na área e chutou cruzado. Pegorari espalmou para a frente e, no rebote, após disputa com Cléber, Vitor Mendes acabou jogando contra o próprio gol: 2 a 0.
DESCONTO E DERROTA CONFIRMADA
Na segunda etapa, o Ceará voltou levando perigo. Aos dois minutos, Erick recebeu na área, girou e tentou o chute colocado, mas errou na pontaria. Logo na sequência, Roth promoveu três mudanças na equipe, com as entradas de Da Rocha, Kelvi e Guilherme Parede. E foi do atacante o gol de desconto.
Aos sete, Moraes ganhou do lateral Buiú, ingressou na área e só rolou para Guilherme Parede empurrar para as redes: 2 a 1 para o Ceará.
Com o time da casa em ritmo de treino, o Juventude ficou perto do empate aos 16 minutos. Em contra-ataque, Guilherme Parede foi lançado pela direita e chutou cruzado. A bola acertou a trave e voltou para o goleiro Richard.
Em um jogo aberto e no qual as marcações eram facilmente batidas, a equipe alviverde teve outra chance clara de igualar o placar. Da Rocha tocou para Moraes, que inverteu para Guilherme Parede. O atacante acionou Vitor Gabriel, que finalizou em cima do goleiro rival.
Aos 24, na resposta, o Ceará respondeu com um golaço. Após cobrança de escanteio, Rodrigo Soares tirou parcialmente e Fernando Sobral bateu de sem pulo e acertou o ângulo de Pegorari: 3 a 1.
Com muitas mudanças de lado a lado, o Ceará ainda desperdiçou uma ótima chance de ampliar, aos 38, com Daniel, cara a cara com Pegorari. Quatro minutos depois, Vitor Mendes errou e Erick tentou a finalização de pé direito. A bola parou no braço de Ramires, que havia entrado a poucos minutos. Pênalti
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
38ª rodada - Estádio Castelão
Ceará 4x1 Juventude
Ceará
Richard; Buiú, David Ricardo, Marcos Victor (Gabriel Lacerda, 12/2º) e Bruno Pacheco; Léo Rafael (Wendel, 34/2º), Geovane (Davi, 34/2º), Richardson (Caio, 12/2º) e Fernando Sobral; Erick e Cléber (Daniel, 21/2º).
Juventude
Pegorari; Rodrigo Soares, Thalisson (Ramires, 19/2º), Vitor Mendes e Dudu (Da Rocha, 3/2º); Pará (Kelvi, 3/2º), Yuri, Tota (Gehring, 39/2º) e Moraes; Ruan (Parede, 3/2º) e Vitor Gabriel. Técnico: Celso Roth
Gols: Cléber (C), aos 23min, Vitor Mendes, contra, (C), aos 47min, no primeiro tempo. Guilherme Parede (J), aos 7min, Fernando Sobral (C), aos 24min, e Erick (C), de pênalti, aos 43min, no segundo.
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS). O árbitro de vídeo será: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR).
Amarelos: Richardson, Marcos Victor, Cléber, Erick (C); Pará, Moraes, Parede (J).