O técnico Celso Roth teve quatro partidas no Campeonato Brasileiro para analisar de perto o elenco do Juventude. Após a confirmação matemática do rebaixamento, o treinador comandou a equipe diante de Coritiba, Goiás, Flamengo e Ceará. Foram três derrotas e um empate. Com a sua chegada, o planejamento para 2023 sempre esteve no horizonte, seja com as renovações de contrato ou com as futuras contratações.
Para o time que está sendo formado, a ideia é buscar atletas com características de competitividade e que possam ser inseridos no contexto de utilização de jogadores das categorias de base.
— Eu vim para o Juventude, porque o Juventude oferece uma oportunidade bem interessante de fazer uma equipe com característica do próprio Juventude, de muita garra, aguerrida, uma equipe competitiva. É isso que queremos. Junto a isso, colocar as categorias de base. Colocamos um pouco contra o Ceará, mas a avaliação fica prejudicada por alguns jogadores estarem voltando de lesão, outros sem ritmo de jogo, mas já foi uma primeira avaliação. É isso que nós queremos fazer. Esse é o perfil — comentou o técnico Celso Roth.
Durante as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Juventude utilizou 52 jogadores no total. Desse número, oito são oriundos das categorias de base. Os mais utilizados foram o meia Rafinha e Ruan, ambos com 11 jogos cada. O volante Pará participou de três partidas, sendo titular na última rodada contra o Ceará.
O lateral-esquerdo Dudu foi titular contra Flamengo e Ceará. Já o volante Kelvi, que voltou de lesão após seis meses, o lateral-esquerdo Da Rocha, o volante Gehring e o atacante Weliton participaram de alguns minutos durante um jogo cada um. Para 2023, o Juventude pretende utilizar mais jogadores. O objetivo é utilizar no mínimo seis atletas da base.
— Eu acho que eles (jogadores da base) tiveram uma oportunidade. É isso que a gente dá para os meninos. Vários deles sem ritmo de jogo, mas mostraram que têm uma capacidade. Vamos usar de acordo com o que planejarmos. Quando o momento não é positivo, temos que ter muito cuidado com o lançamento de garotos — finalizou o técnico Celso Roth.
CONTRATOS PARA 2023
:: Goleiros: Pegorari, César e William
:: Laterais: Paulo Henrique (maio de 2023) e Dudu
:: Volantes: Kelvi, Pará, Gabriel Tota e Jean Irmer
:: Meia: Rafinha
:: Atacante: Ruan
Categorias de Base: volante Gehring, lateral-esquerdo Da Rocha e centroavante Weliton