Após a definição matemática do rebaixamento no Brasileirão, restou um único objetivo para o Juventude: intensificar o planejamento para 2023. Dentro disso, estão as definições dos jogadores que continuam e aqueles que não terão seus contratos renovados. O Verdão tem 11 jogadores com vínculo para a próxima temporada e outros três que podem voltar de empréstimo. No entanto, não há garantia que todos fiquem. Do atual elenco, o Ju demonstrou interesse na permanência de mais 11 nomes.
Neste planejamento, há o grupo dos que já conversaram com a direção e receberam proposta, aqueles que recusaram e outros que estão sendo analisados pelo departamento de futebol. O lateral-direito Paulo Henrique tem contrato até maio. O Juventude tem interesse em ampliar o seu contrato. O meia Chico e o atacante Capixaba têm vinculo no fim do Brasileirão. Ambos já receberam propostas de permanência.
Mesmo caso do volante Jadson, que tem a vontade de continuar para sua terceira temporada no Verdão. A direção fez uma uma proposta com composição salarial de bônus em caso de acesso e até renovação automática.
— Meu carinho e sentimento pelo Juventude vão além do campo. Minha família e amigos têm carinho pelo clube. Tivemos algumas conversas e vamos definir após o campeonato. Não estou com muita pressa. Estou focado para ajudar o clube — disse Jadson que completou:
— A gente recebe bastante coisa, mas desde o começo da minha carreira, eu tenho um trato com meus empresários para discutirmos e resolvermos no final. Tive uma conversa com o Juventude que manifestou o interesse de permanência. Eu retribuí o interesse.
No entanto, há alguns nomes que o Juventude cogitou a permanência, mas não evoluíram as conversas. O zagueiro Thalisson foi bem no Verdão. Porém, mesmo com o interesse alviverde, o Mirassol, seu clube de origem, já manifestou a vontade de contar com o atleta em 2023. O centroavante Pitta conversou com a direção e afirmou que não tem a intenção de atuar na Série B. Com isso, não ficará. Outro jogador que foi procurado para renovar foi o lateral-direito Rodrigo Soares. No entanto, o atleta recusou por motivos familiares.
Agora, há atletas que estão sendo analisados. O meia Bruno Nazário é um jogador que, inicialmente, houve conversa e ele demonstrou interesse em continuar. No entanto, recentemente teve uma uma tendinite patelar e está sendo avaliado. O técnico Celso Roth gostou dele por ser um bom jogador técnica. Após o brasileirão, deve acontecer uma nova conversa. O jogador Ficará livre no mercado após o fim do ano, pois termina o contrato com o Vasco.
O lateral-esquerdo Moraes entrou numa lista de possibilidade de permanência. O técnico Celso Roth gostou do atleta nos treinos e no jogo diante do Goiás. Antes de acertar com o Ju, o jogador estava no Santos, mas pertence ao Atlético-GO até o final de 2024 e chegou por empréstimo. O atacante Felipe Pires, que pertence ao Dnipro-1, da Ucrânia, também interessa a sua permanência.
POSSÍVEIS RENOVAÇÕES
O Juventude fez propostas de renovações a partir do patamar financeiro estabelecido para 2023. Resta os jogadores aceitarem. Inclusiva a direção cobra uma definição rápida para, em caso de recusa, buscar reposição. Além disso, o Juventude tem a convicção que alguns jogadores podem render melhor num grupo bom para 2023. São jogadores de Série A e que podem dar boa resposta na Série B.
EM NEGOCIAÇÃO
Lateral-direito Paulo Henrique
Volante Jadson
Meia Chico
Atacante Capixaba
Atacante Felipe Pires
RECUSARAM
Zagueiro Thalisson
Lateral-direito Rodrigo Soares
Centroavante Isidro Pitta
EM ANÁLISE
Volante Yuri
Meia Bruno Nazário
Lateral-esquerdo Moraes