O Juventude ainda não anunciou nenhuma contratação oficialmente. Entretanto, a direção alviverde tem a montagem do elenco bem encaminhada e objetivo é estar com o grupo de jogadores próximo dos 70% montado para o início da pré-temporada no dia 12 de dezembro. E para realizar as contratações, a grande dificuldade do Verdão é o mercado inflacionado com clubes oferecendo salários muito maiores que o Verdão.
O Juventude busca alternativas para incrementar a base salarial estabelecida no orçamento. No entanto, isso não significa fazer "loucuras" e prometer algo que não posso cumprir. A responsabilidade financeira é um pilar importante para a sequência do trabalho.
— Eu não vou entrar nessa bolha que o mercado está entrando com salários fora do padrão de Série B. Muitas vezes, fora de Série A até. Vejo clubes de Série C fazendo propostas que não sabemos como serão cumpridas, mas cada um conhece a sua realidade. A nossa diretoria tem um compromisso com a questão financeira. Não vamos extrapolar a questão financeira — afirmou Júnior Chávare, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Mesmo que não tenha anunciado oficialmente, porque espera a assinatura dos contratos, o Juventude tem nomes acertados como os zagueiros Felipe Carvalho, estava no Boston River, do Uruguai, Gerardo Gordillo, do Coquimbo Unido, do Chile e zagueiro Zé Marcos, do Criciúma, lateral-direito Dani Bolt, ex-Fluminense, e os laterais-esquerdo Alan Ruschel, do Londrina, e Guilherme Guedes, que pertence ao Grêmio, o meia-atacante Thomi Montefiori,ex-Grêmio e o atacante Echaporã, ex-Ponte Preta e Atlético-MG.
Além disso, o meia Wesley Hudson, ex-Atlético-MG, e volante Emerson Santos, ex-Bahia, receberam sondagens do Verdão e podem aparecer no Jaconi. Todas as contratações realizadas até o momento estão dentro do padrão financeiro estabelecido e, segundo Chávare, são as primeiras opções buscadas pelo departamento de futebol.
Posso garantir que estamos montando uma equipe dentro do nosso orçamento e que até o momento, todos que estão chegando, são nossas primeiras opções.
Mesmo ainda com nível salarial abaixo dos concorrentes, Juventude conta com um bom relacionamento no mercado, um nome bem visto pelos jogadores por conta de pagar os salários em dia e, também, pela figura do técnico Celso Roth. O comandante desperta interesse nos atletas para trabalhar com ele no Jaconi.
— Posso garantir que estamos montando uma equipe dentro do nosso orçamento e que até o momento, todos que estão chegando, são nossas primeiras opções. Não saímos da prateleira da primeira opção ainda. O Juventude tem um nome e já ouvi de várias pessoas, o que seria uma obrigação virou exceção, mas o Juventude o mês tem 30 dias e o ano tem 12 meses — mencionou Júnior Chávare, que finalizou:
— A partir daí podemos ganhar essas concorrência, pela agilidade, conhecimento, respeito que aqui estão. O carro-chefe é o Celso Roth que permite, muita vezes, escolher o Juventude e deixar propostas maiores. Posso garantir que ganhamos concorrência de clubes de Série A, com condições inferiores do que os jogadores poderiam ganhar. Preferiram vim para cá pelo projeto.
Para 2023, o Juventude tem o objetivo de contar com um elenco de 35 jogadores, contando com os atletas das categorias de base. Do elenco que terminou a temporada 2022, 11 atletas tem contrato: os goleiros César, William e Pegorari; o lateral-esquerdo Dudu; os volantes Jean Irmer, Kelvi, Gabriel Tota e Pará; e os atacantes Rafinha e Ruan.
Além disso, o lateral-direito Paulo Henrique tem vínculo até o final de maio e existe o interesse na permanência por um período maior. O volante Jadson e os atacantes Felipe Pires e Vitor Gabriel discutem a renovação do contrato.