Um jogador identificado com o Juventude está perto de retornar ao Estádio Alfredo Jaconi. Aos 33 anos, o lateral-esquerdo Alan Ruschel deve ser reforço da equipe alviverde para a temporada 2023. Após 10 anos de sua saída do clube, o jogador volta para o time onde despontou para o cenário nacional.
Alan teve as primeiras aparições no time do Juventude ainda em 2008, aos 19 anos, na Série B do Campeonato Brasileiro, vindo do Esportivo. Depois, em 2010, foi emprestado para o Pelotas, e em 2011 foi cedido para São Paulo-RS e Luverdense. A afirmação no Jaconi veio em 2012 e 2013, ano em deixou o clube após o Gauchão para jogar na Chapecoense.
Em 2014, o jogador é contratado pelo Inter, onde permaneceu por duas temporadas. Em 2015, foi emprestado para o Athletico-PR. No ano seguinte, foi para a Chapecoense, onde esteve com o grupo que sofreu o acidente aéreo na Colômbia, antes da final da Copa Sul-Americana, sendo um dos sobreviventes da tragédia que vitimou 71 pessoas.
Recuperado das lesões da queda do avião - fazendo parte do processo de fisioterapia no Juventude -, jogou na Chape até 2019, quando saiu por empréstimo para o Goiás, retornando para o time do Oeste catarinense em 2020. Naquela temporada, ajudou no acesso à elite nacional.
No ano passado, atuou por Cruzeiro e América-MG. Na atual temporada, defendeu o Londrina em 27 jogos pela Série B do Brasileirão.
Os detalhes para a conclusão do acordo devem ser finalizados em pouco tempo e o jogador é aguardado para o início da pré-temporada do time do técnico Celso Roth, marcada para começar no dia 12 de dezembro. Em 2022, William Matheus, Moraes e Rodrigo Soares, improvisado, foram utilizados na lateral, mas nenhum deles permanecerá para o ano que vem.
Outro nome que interessa para a lateral esquerda do Juventude em 2023 é o de Guilherme Guedes, que pertence ao Grêmio e passou pela Chapecoense-SC na última temporada.