Além da lista de convocados para a Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira também confirmou mais três profissionais que farão parte da comissão técnica comandada por Tite. Um deles é um velho conhecido do torcedor do Juventude. Ricardo Gomes, 57 anos, foi treinador do Verdão, em 2002. Além dele, Fernando Lázaro, auxiliar do Corinthians e Lucas Oliveira, analista de desempenho do Palmeiras, também desempenharão a função.
Ricardo Gomes treinou o Juventude em uma das melhores campanhas do Verdão no Campeonato Brasileiro. Com 26 clube, no sistema mata-mata, o Ju terminou a primeira fase em quarto lugar na classificação geral. Nas quartas de final, foi eliminado para o Grêmio.
— O Ricardo Gomes dispensa apresentações. Pela logística da Copa ser facilitada, de estarmos no mesmo local, eles irão observar os jogos dos nossos adversários, estarão nas reuniões no hotel da Seleção e também no Centro de Treinamento participando de alguns treinos — afirmou Juninho Paulista, coordenador da Seleção.
Ricardo Gomes não foi somente treinador na carreira, mas também já foi jogador. Ele foi capitão da Seleção Brasileira na Copa de 1990 e uma lesão impediu a ida para a Copa de 1994. Além de observador dos adversários do Brasil, Ricardo poderá participar de treinamentos e reuniões com a comissão técnica de Tite.
— Eu me sinto muito a vontade de falar do Ricardo Gomes. Vou só reproduzir o que falamos pessoalmente. Um momento profissional de embate, da qualificação das equipes onde ele enfrentou e nós enfrentamos com o Juventude. O grande Vasco de 2011, uma equipe com grande qualidade técnica e alma. Ele é um técnico internacional, tem grande capacidade e conduta pessoal. Então, agrega um componente importante para nossa comissão técnica — afirmou o técnico Tite.