Não foi nesta quinta-feira (17) que o Caxias do Sul Basquete comemorou a sua primeira vitória fora de casa no NBB 15. Em São José dos Campos, o Gambasquete fez um duelo igual com o São José-SP, mas acabou pecando nos detalhes no último quarto e foi derrotado por 78 a 73.
Arthur Bernardi foi o cestinha da partida com 20 pontos. Humberto fez 15 e Pierotti contribuiu com 12. O pivô Thiago Mathias fez um duplo-duplo, com 11 pontos e 10 rebotes. Do lado paulista, Eddy fez 16 pontos, com destaque para três acertos do perímetro.
Com três vitórias (todas no Ginásio do Sesi) e duas derrotas, o Caxias segue na zona de classificação aos playoffs. No sábado (19), volta à quadra para um desafio ainda mais complicado, diante do Flamengo, às 15h, no Ginásio do Maracanãzinho.
No quinto compromisso da equipe caxiense na competição, os dois primeiros quartos tiveram cenários distintos. Nos 10 minutos iniciais, o São José foi melhor e conseguiu abrir vantagem. Com os experientes Renato e Eddy, ex-Caxias, comandando o ataque, o time do técnico Sebastián Figueiredo se aproveitou dos erros dos visitantes e fecharam a parcial com 19 a 11.
Já no segundo período, os ataques prevaleceram e o bom aproveitamento nos chutes do perímetro fizeram o Caxias Basquete encostar no placar. Mesmo que a defesa não conseguisse diminuir o ímpeto do adversário, do outro lado da quadra a equipe gaúcha soube trabalhar melhor as jogadas e fez 32 a 26 na parcial. No placar do intervalo, 45 a 43 para o São José.
Logo na volta dos vestiários, o time comandado por Rodrigo Barbosa mostrou estar disposto a tomar a dianteira do placar. E foi o que fez, com dois acertos de três pontos, com Humberto e Arthur. Só que o São José não se abateu. Muito pelo contrário. Com as duas equipes acertando a mão nos arremessos de longe distância, o duelo seguiu equilibrado e disputado ponto a ponto.
O Caxias Basquete chegou a abrir cinco pontos, mas o São José reagiu e retomou a liderança no placar. O equilíbrio se manteve e o 22 a 22 no período resumiu a disputa. No placar, 67 a 65 para os paulistas.
Se o bom aproveitamento chamada a atenção nos períodos anteriores, o último quarto começou nervoso e com erros de lado a lado. Com quatro minutos, o Caxias Basquete perdeu o ala/pivô Diego, que cometeu a quinta falta. A partir daí, o que se viu foi um duelo de precipitações e poucas cestas. Nos dois minutos finais, um chute certeiro de Eddy, de três pontos, praticamente definiu o jogo. Com 11 a 8 na parcial, o São José venceu por 78 a 73.