Após as três vitórias nos três primeiros jogos no Ginásio do Sesi, o Caxias do Sul Basquete construiu uma gordura importante para a sequência do primeiro turno do NBB. Com um grupo reformulado e ainda em busca do melhor entrosamento, os resultados conquistados em confrontos diretos, diante de União Corinthians, Brasília e Cerrado, times que devem brigar pela classificação aos playoffs, eleva a confiança do grupo e também do torcedor.
Até mesmo na derrota sofrida para o Minas, fora de casa, o Caxias se comportou de forma muito positiva. O revés, diante de um favoritos ao título, veio apenas nos minutos finais, e naqueles detalhes que muitas vezes fogem das questões táticas. O que tem chamado a atenção é a força da equipe na marcação e as variações apresentadas na rotação, com o coletivo sempre prevalecendo em relação ao individual.
Enfim, até mesmo pelo início promissor, o Caxias Basquete deixa uma perspectiva interessante para esses dois próximos compromissos fora de casa, após a pausa por conta dos jogos da seleção nas Eliminatórias. Primeiro, na quinta-feira (17), a equipe encara o São José, do ala Eddy, em outro duelo de rivais de mesmo patamar. Até aqui, os paulistas venceram dois dos seus cinco confrontos e certamente vão em busca da recuperação. Depois, vem um jogo grande, contra o Flamengo, com transmissão pela TV Cultura, no sábado. Aí a responsabilidade é toda do rival.
Se o objetivo é repetir a vaga no Super 8, o Caxias largou bem e precisa, a partir da possibilidade de rodar mais o elenco com o grupo que foi formado, manter a intensidade e a organização apresentadas até aqui. Se conseguir isso, as chances de repetir o sucesso dessa largada, com a quinta colocação na tabela, são bem maiores.