O Caxias está no mercado em busca de reforços para a temporada de 2023. O clube ainda não confirmou nenhum novo nome para o Campeonato Gaúcho. O grená tem sete atletas da atual temporada que seguem para o ano vem. Os goleiros André Lucas e Guilherme Nunes, o lateral-direito Marcelo, o lateral-esquerdo Jonathan e os atacantes Giovane Gomez e Bustamante são os únicos confirmados.
O departamento de futebol trabalha em busca de mais peças para o técnico Thiago Carvalho. Em um primeiro momento, o grená procura um goleiro, três zagueiros, um volante, um meia e dois atacantes. A pré-temporada, no Estádio Centenário, irá iniciar de forma antecipada no dia 21 de novembro. Em 2021, o grupo começou os trabalhos em 1º de dezembro.
Um nome o departamento de futebol admite o interesse. O volante Elyeser, 32 anos, está na lista de possíveis reforços do Caxias. Em 2017, o atleta vestiu a camisa grená em 14 jogos, marcando dois gols. O executivo de futebol do clube, Marcelo Segurado, fez elogios ao atleta com quem trabalhou no Santa Cruz neste ano.
— Elyeser é um jogador interessante. Já conhecia ele. O Elyeser tem uma qualidade grande, profissional compenetrado. Jogador que temos conversado sobre ele, mas não tem nada oficial. É um jogador de muito potencial e interessante, mas não estou afirmando que vai evoluir alguma coisa — declarou o executivo, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Depois da passagem de destaque pelo Caxias no Gauchão, o atleta despertou o interesse do Inter. Contudo, o jogador já tinha firmado um pré-contrato com o Goiás, onde ficou por três temporadas. Na sequência, o volante foi para o Figueirense-SC, Paysandu-PA e Santa Cruz-PE. Na equipe pernambucana, Elyeser entrou em campo em 17 partidas pela Série D 2022. O time acabou eliminado pelo Tocantinópolis-TO nas oitavas de final.