O Caxias ainda não anunciou oficialmente nenhum reforço para 2023. O clube já tem sete jogadores acertados da atual temporada, como os goleiros André Lucas e Guilherme Nunes, o lateral-direito Marcelo, o lateral-esquerdo Jonathan, o volante Marlon e os atacante Bustamante e Giovane Gomez. Entretanto, para o executivo de futebol Marcelo Segurado, o processo de captação de atletas está adiantado.
— Está andando até um pouco mais rápido que esperava. O calendário deste ano é diferente. A prospecção de jogadores agora é difícil, pois muitos estão competições, como as copas regionais e a Série B. Tenho muito interesse em trazer jogadores da Série B. Evidente que muitos esperam para ver o surgimento de propostas em outras séries. Temos alguns jogadores assinando pré-contratos. Alguns enviamos proposta oficiais. Estamos em um processo bem adiantado — destacou o executivo de futebol grená.
Olhando para mercados como das Séries B e C do Brasileirão, o Caxias busca ter o poder de convencimento para trazer alguns atletas. O clube buscará cumprir o teto salarial estabelecido, que Segurado prefere não revelar. Mas ele afirma como a direção tentar fechar com jogadores de séries superiores.
— No trabalho de convencimento desses atletas, que é um projeto vencedor. O projeto é vencedor quanto se inicia, não só quando termina. Para você fazer um planejamento de ano, importa como começa. É convencer esses atletas a estarem em nosso projeto. O Caxias não é um clube de Série D, o Caxias está na Serie D. O clube vem batendo na trave nos últimos anos. É um trabalho de convencimento, não vamos extrapolar o nosso orçamento — declarou Segurado, que revela o perfil definido para as contratações:
— Atletas que se enquadrem nosso projeto financeiro. Temos um teto e não vamos passar disso. Perfil técnico evidente, com as características que se enquadrem dentro do que imaginamos e o perfil profissional, o comportamento profissional e pessoal do atleta. São esses três princípios para formação de um elenco vitorioso — justificou Segurado ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Segurado não garante o anúncio de reforços nesta semana. Conforme ele, muitos atletas ainda estão em atividade e os contratos com seus clubes vão até 30 de outubro. O executivo também explicou como foi projetada a lista de reforços.
— Essa lista está sendo formatada com quatro mãos. Com Paulo Cesar (vice), João (gerente), Thiago (técnico) e comissão técnica como um todo. Primeiro temos que estabelecer o modelo de jogo em cima da ideia do Thiago. Futebol propositivo, com posse e assim por diante. É um processo bem minucioso. Existem alguns atletas de confiança. Não é uma contratação do Thiago, do Paulo Cesar ou do Marcelo. É uma conclusão que se encaixe no modelo de jogo — declarou.