A primeira parte na meta de retornar à Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro o Caxias fez. Depois de 14 rodadas, a equipe grená terminou a fase classificatória do grupo A-8 da Série D na liderança, garantindo vantagem nas próximas fases da competição.
Neste sábado (16), a confirmação do primeiro lugar na chave veio no Estádio Centenário, com a vitória por 1 a 0 sobre o Azuriz, com gol de Marcelo. Agora, a equipe do técnico Thiago Carvalho espera a conclusão do grupo A-7, que joga no domingo (17), para saber quem ficará no quarto lugar e será o rival grená na segunda fase. Atualmente, as possibilidades são Portuguesa-RJ, Oeste-SP, Nova Iguaçu-RJ e Cianorte-PR.
Para começar a partida, Carvalho deixou Rafael Furlan, Batista e Vidaletti, pendurados com dois amarelos, no banco de reservas. Amaral se quer ficou como opção, enquanto Davi Lopes foi o único que esteve na formação titular.
O início da partida foi do Caxias dominante. Com o Azuriz fechado na defesa, a equipe grená teve espaço para tocar a bola na tentativa de criar as chances. Porém, o ferrolho dos paranaenses praticamente impediram as finalizações da equipe da casa, que se resumia a cruzamentos espanados pela alta dupla de zagueiros do rival.
Aos 13 minutos, numa dessas infiltrações, Marcelo cruzou da direita, Renan Oliveira dividiu com Salazar e a bola sobrou para Maicon Assis, desequilibrado, tentar o chute, mas para na defesa de Caio.
Entre os artifícios do Azuriz para segurar o Caxias, um alto número de faltas. Em uma dessas, aos 18, Marcelo levantou da intermediária esquerda para o meio da área, a bola passou por todo mundo, mas ninguém desviou e o goleiro Caio foi enganado pela falta de um toque no meio do caminho e só olhou a bola no ângulo esquerdo: 1 a 0 para o Caxias.
Atrás no placar, o time paranaense precisou sair da sua retranca. A primeira tentativa de fato só veio aos 24. Roni recebeu na intermediária, limpou para o meio e finalizou de canhota, à esquerda do gol de André Lucas.
Depois, aos 31, após roubada de bola do Azuriz - com reclamação de falta para o time do Caxias -, Yuri Mamute recebeu na área, livre, mas finalizou à direita da meta grená. Aos 39, Wellisson cobrou falta frontal com força, André Lucas espalmou para a frente e Igor Bosel, que está em condição de impedimento, finalizou por cima.
Antes do fim do primeiro tempo, Marlon avançou pela direita e recebeu uma entrada dura de Wellisson. O jogador do Azuriz até tocou na bola antes de acertar com violência ao tornozelo esquerdo do capitão grená, que saiu direto para o hospital com suspeita de fratura.
Na volta do intervalo, além de Tetê no lugar de Marlon, Thiago Carvalho promoveu as entradas de Bruno Leite na lateral direita e de Bustamante na vaga do apagado Renan Oliveira. E foi o paraguaio quem deu movimentação diferente ao sistema ofensivo.
Porém, assim como na primeira etapa, o domínio grená não gerava chances claras. Aos 18, após falta sofrida por Giovane Gomez, Bustamante cobrou falta com perigo, rente ao travessão de Caio.
Aos 25, Maicon Assis deu um passe sensacional para Bustamante, livre e cara a cara com o goleiro. O jogador grená demorou para finalizar, recebeu a marcação do zagueiro do Azuriz, pediu pênalti, mas nada foi marcado e a oportunidade foi desperdiçada.
Com os resultados paralelos mudando e o Caxias precisando confirmar a vitória para ser líder do grupo A-8, o Grená foi para cima. Aos 33, Matheuzinho limpou toda a marcação e finalizou, à direita da meta paranaense.
Aos 40, Giovane Gomez recuperou a bola no campo ofensivo, após troca de passes, Matheuzinho encontrou Deivid livre. O atacante fez bela finalização e Caio, no reflexo, salvou o que seria o segundo grená.
Com o apoio da torcida e controlando as ações, o Caxias concluiu o jogo vencendo e celebrando a liderança do grupo. Faltam seis jogos para o tão almejado acesso grená.
Ficha técnica
Caxias 1x0 Azuriz
Caxias
André Lucas; Marcelo (Bruno Leite, int.), Wesley, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Marlon (Tetê, int.), Davi Lopes (Vidaletti, 17/2°); Matheuzinho, Renan Oliveira (Bustamante, int.) e Maicon Assis (Deivid, 34/2°); Giovane Gomez. Técnico: Thiago Carvalho
Azuriz-PR
Caio, Igor Bosel, Salazar (Saulo, int), Fornari (Zé Pedro, 14/2°) e Hurtado (Carlos Júnio, 14/2°); Fábio, Nathan e Berguinho; Rone, Wellisson (Matheus Pagliarini, 39/2°) e Yuri Mamute (Gabriel Cardoso, 30/2°). Técnico: Fabiano Daitx
Gols: Marcelo (C), aos 19min do primeiro tempo.
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES), auxiliado pelo Gustavo Marin Schier e Maíra Mastella Moreira (ambos RS). Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).
Cartões amarelos: Hurtado, Fornari, Fabiano Daitx, Fábio (A), Wesley, Marlon, Vidaletti, Renan Siqueira (C)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.