O Caxias de 2022 pode confirmar um feito inédito na primeira fase da Série D. Desde 2020, a Quarta Divisão nacional é disputada com a atual fórmula de 64 clubes em oito grupos. Nas últimas edições, o time grená sempre terminou a primeira parte da competição na terceira ou quarta colocação. Nesse ano, pela primeira vez, poderá estar entre os melhores times da chave e garantir uma vantagem no primeiro mata-mata.
Se vencer o Azuriz-PR, neste sábado (16), às 15h, no Estádio Centenário, na última rodada da primeira fase, a equipe do técnico Thiago Carvalho praticamente garante a liderança do Grupo A-8. Com isso, o segundo jogo do primeiro confronto eliminatório será na casa grená. Algo considerado como vantagem.
— Essa chave é muito disputada. Nessa última rodada, você pode ser o líder ganhando ou até quarto se perder. Isso mostra o equilíbrio. Essa parte mental faz parte do futebol. Podemos sair atrás e temos que responder. Tem toda essa situação de posicionamento no campeonato. Queremos jogar o segundo jogo do mata-mata em casa. Então, a busca é pela vitória para ter alguma vantagem na competição — comentou o técnico Thiago Carvalho.
O Caxias assumiu a liderança do grupo na rodada anterior, quando venceu o Juventus-SC, fora de casa, por 3 a 0, e o Azuriz-PR perdeu em casa para o São Luiz. O time grená vem em evolução com o técnico Thiago Carvalho, ao contrário do adversário que perdeu dois dos últimos três jogos e alguns atletas são ausências.
Além dos atacantes Lucas Vieira, suspenso, e Welisson, machucado, o lateral-esquerdo Jamerson foi para Guarani e o atacante JP para o Botafogo. Pedrinho retornou ao sub-20 do Flamengo e o meia Fabrício Oya teve o fim do empréstimo junto ao clube da Bielorrússia. Mesmo assim, com as mudanças e a derrota na última partida, o Caxias espera um Azuriz-PR com as mesmas características de outros jogos.
— Eles têm uma ideia de jogo e fazem muito bem isso. Conseguem marcar bastante. É um time muito organizado defensivamente e tem uma transição ofensiva muito forte. Não acho que vá mudar a maneira de jogar, porque é algo que o treinador acredita e faz muito bem feito. Precisamos estar ligados e encaixados para não ter esse contra-ataque — afirmou o treinador grená.
Entre as definições da última rodada, está a busca do Caxias pela liderança do Grupo A-8 e a expectativa por conhecer seu adversário na próxima fase. O São Bernardo e o Paraná são os dois times garantidos no mata-mata e serão o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na chave A-7. Portuguesa-RJ, Oeste-SP, Nova Iguaçu-RJ e Cianorte-PR disputam as duas vagas restantes.
— Sobre adversários, é muito relativo. Nunca vamos ter ideia sobre as chaves. É difícil saber se uma chave é mais forte do que a outra. Só vai ver no mata-mata. Acontece muito do primeiro pegar o quarto e sair. Então, obvio que queremos as primeiras colocações, porque é uma vantagem. Temos que usar e acreditamos nisso. No mata-mata será difícil e temos que ter respeito — finalizou Thiago Carvalho.