Não foi um grande jogo. Muito pelo contrário. São Luiz e Caxias fizeram uma partida tecnicamente muito abaixo. No confronto, no estádio 19 de outubro, em Ijuí, as bolas paradas decidiram. O time grená saiu atrás no placar, mas buscou o empate, 1 a 1, sendo os dois gols no segundo tempo. O gol da equipe da Serra foi marcado pelo volante Marlon, aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Rennan Siqueira.
Com o resultado, a equipe grená chega aos sete pontos em quatro partidas disputadas na Série D. Na próxima rodada, o Caxias tem mais um confronto como visitante. No sábado (14), às 16h, enfrenta o Cascavel, no estádio Olímpico Regional, em Cascavel-PR.
POUCA INSPIRAÇÃO
O técnico Luan Carlos, que estava suspenso e não ficou na casamata, voltou a mudar o sistema de jogo do Caxias. O time grená retomou a utilizar três zagueiros e teve quatro alterações de peças em relação ao confronto com vitória diante do Aimoré. As novidades foram o zagueiro Rafael Dumas, o volante Davi Lopes e os atacantes Gustavinho e Igor Goularte. O centroavante Batista nem no banco ficou, após pancada no tornozelo em treino nesta semana.
Sem um centroavante de ofício, o Caxias atuou com o meia Diogo Sodré como um falso 9. Isso deixou o time grená sem criação ofensiva. O adversário também não conseguiu demonstrar volume ofensivo. A primeira etapa foi de muita disputa e pouco futebol. Os dois times pouco fizeram para balançar as redes. O Caxias tentava chegar em bolas paradas ou em cobranças de lateral. Os dois times foram previsíveis.
A primeira chegada aconteceu aos cinco minutos. O lateral-direito Marcelo fez a cobrança de arremesso manual na área e Gustavinho cabeceou nas mãos do goleiro Marcos. Aos 18 minutos, Diogo Sodré cruzou, a defesa cortou errado e Wesley finalizou nas mãos do goleiro Marcos.
O São Luiz também pouco chegava. A primeira oportunidade foi aos 22 minutos. O lateral-esquerdo Márcio Goiano cobrou falta de longe e a bola foi pela linha de fundo. Aos 35, Juba chutou de longe e André defendeu. Dois minutos depois, Juba cabeceou nas mãos do goleiro grená. Um primeiro tempo sem emoções e sem gols. São Luiz 0x0 Caxias.
SUSTO E REAÇÃO
Para a segunda etapa, o Caxias voltou com uma mudança. Marlon entrou na vaga de Amaral. Se no primeiro tempo teve pouca inspiração, no segundo, não foi diferente. As bolas paradas foram importantes. A primeira chance de maior perigo do Caxias aconteceu aos 17 minutos. Após escanteio, Dumas desviou dentro da área e na pequena área Diogo Sodré empurrou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento.
O jogo continuava com a parte técnica comprometida. Os dois times não encontravam alternativas para abrir o aplicar. Só numa bola parada algo poderia acontecer e foi assim. Aos 28 minutos, Márcio Goiano cruzou e André rebateu para frente. No rebote, Paulinho Santos cabeceou e André buscou no ângulo direito. Na volta, o atacante Édipo bateu forte para o fundo da rede. São Luiz 1x0 Caxias.
Com o gol adversário, o Caxias abriu mão dos três zagueiros com a saída de Thiago Sales e a entrada de Willian. Foi numa bola parada o Caxias conseguiu empatar. Aos 40, Rennan Siqueira cobrou escanteio e o volante Marlon subiu para cabecear. Tudo igual: São Luiz 1x1 Caxias.
No final, aos 43, André salvou o Caxias. Juba sozinho na área bateu e o goleiro grená defendeu de forma espetacular. Aos 49, Marcelo cobrou falta para o time grená, mas o chute foi no centro do gol e Marcos defendeu. Fim de jogo. Tudo igual: São Luiz 1x1 Caxias.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro Série D- 4ª rodada
São Luiz 1x1 Caxias
Data: 7/5/2022 (sábado)
Horário: 18h
Local: Estádio 19 de outubro, em Ijuí
CAXIAS
André Lucas; Wesley, Thiago Sales (Willian, 32/2º) e Rafael Dumas; Marcelo, Amaral (Marlon, int), Davi Lopes (Tetê, 18/2º) e Rennan Siqueira; Gustavinho (Matheuzinho, 18/2º), Igor Goularte (Diego Mathias, 32/2º) e Diogo Sodré. Técnico: Kinho Forgiarini (auxiliar).
SÃO LUIZ
Marcos; Lucas Carvalho (Mizael 39/2º), João Marcos, Ricardo Thalheimer e Márcio Goiano; Jeferson Prill (Édipo, 14/2º), Felipe Guedes, Paulinho Santos; Vandinho (Jhonatan Ribeiro 14/2º), Ygor Vinicius e Juba. Técnico: Daniel Franco.
Arbitragem: Ronei Candido Alves (MG), auxiliado por Luiza Naujorks Reis e Juarez de Mello Júnior (ambos do RS)
Gol: Édipo, aos 28 minutos do segundo tempo (SL), Marlon, aos 40 minutos do segundo tempo (C)
Cartões Amarelos: Amaral, Davi Lopes, Marlon, Diego Mathias, Rennan Siqueira (C), Vandinho, Daniel Franco, Lucas Carvalho, Jhonatan Ribeiro (SL)