O sentimento é de alivio. O Caxias parecia encaminhar uma vitória tranquila contra o único time ainda 100% no grupo A8 na Série D. No entanto, foi com emoção. A equipe grená venceu o Aimoré, por 4 a 2, neste domingo (1º), no Estádio Centenário. Depois de abrir 2 a 0, o time do técnico Luan Carlos sofreu o empate, e só garantiu os três pontos na reta final do jogo. Batista, Thiago Sales, Diogo Sodré e Davi Lopes marcaram os gols dos donos da casa.
Com o resultado, o Caxias soma seis pontos e termina a rodada na vice-liderança do grupo A8, com um a menos que o Cascavel. No próximo sábado (7), às 15h, o Caxias enfrenta o São Luiz, no estádio 19 de Outubro, pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Será mais um confronto estadual na competição nacional. Depois da partida em Ijuí, mais um jogo fora em sequência. No dia 14, encara o Cascavel, no Paraná.
CAXIAS EM VANTAGEM
O técnico Luan Carlos mudou o time, e isso resultou na troca do esquema tático. Com a saída do zagueiro Erik, o treinador optou por mais um atacante e Diego Mathias ganhou a oportunidade. Com o 4-3-3, a equipe grená foi pra cima. Logo aos seis minutos, já teve a primeira chegada e que resultou em gol.
Após cruzamento de Rennan Siqueira, em cobrança de falta na intermediária do lado esquerdo, Thiago Sales escorou e o centroavante Batista cabeceou por baixo do goleiro. Quase em cima da linha, o lateral-esquerdo Higor afastou nas costas de Fabián Volpi e a bola foi para o fundo da rede. A arbitragem assinalou gol para o centroavante Batista. Caxias 1x0 Aimoré.
O Caxias continuava melhor que o adversário. Com mais presença ofensiva e volume, aos 18, Matheuzinho fez o passe entre os zagueiros e o meia Diogo Sodré recebeu sozinho, próximo da linha frontal da grande área, e finalizou nas mãos do goleiro. Aos 26, Marcelo cobrou lateral na entrada da pequena área e Diego Mathias cabeceou por cima do gol. O time grená controlava o jogo e não era exigido defensivamente.
Aos 32 minutos, a confirmação da superioridade e da imposição grená. O atacante Diego Mathias recebeu no lado esquerdo e cruzou na entrada da pequena área. O zagueiro Thiago Sales desviou para o gol. Caxias 2x0 Aimoré.
O Aimoré pouco chegava e quase não assustava. No entanto, o Caxias deu uma relaxada na reta final, e aos 37 minutos sofreu o primeiro gol. Breno recebeu dentro da área, pela direita, e cruzou para Junior Fialho bater firme pro fundo das redes: 2 a 1. Dois minutos depois, quase o empate. Paulinho Dias finalizou de fora da área e a bola passou perto da trave esquerda. Mesmo com a melhora do time de São Leopoldo no finalzinho do primeiro tempo, o Caxias conseguiu manter a vantagem.
EMOÇÃO
Para a segunda etapa, o técnico Luan Carlos voltou com uma mudança. O treinador tirou Diego Mathias para a entrada de Igor Goularte. O Aimoré chegou aos três minutos pelo lado direito com Breno, aproveitando falha defensiva. Ele cruzou para trás e o atacante Wesley Pacheco finalizou no canto direito. Tudo igual: Caxias 2x2 Aimoré.
O Caxias sentiu o gol. Alguns minutos depois de sofrer o empate, o treinador grená mudou o time com as entradas de Davi Lopes e Rafael Furlan. Aos nove minutos, Igor Goularte finalizou de fora da área e o goleiro Fabián Volpi defendeu.
A equipe grená tentava reagir. Aos 11, Rafael Furlan fez boa jogada pela esquerda, cruzou e a bola sobrou para Matheuzinho. Ele finalizou, de dentro da área, no canto. A bola passou perto da trave. O Caxias melhorou com as alterações e voltou a ter mais volume ofensivo,. Aos 17, Marcelo fez um belo lançamento para o centroavante Batista. O camisa 9 bateu de primeira, perto do travessão.
O Caxias chegava ao ataque, mas deixava espaços e o time de São Leopoldo apostava nos contra-ataques. Após perder uma bola no meio-campo, o time grená quase sofreu a virada. Aos 22, a bola sobrou para Wesley Pacheco, dentro da área, e ele finalizou fraco nas mãos do goleiro André.
Aos 27, o Caxias reclamou da arbitragem, após um toque de mão do jogador do Aimoré. Um minuto depois, o lateral Marcelo cruzou direto e a bola foi na trave. Na sequência, o Caxias questionou a arbitragem quanto a outro pênalti não assinalado. E pela reclamação forte, o técnico Luan Carlos foi expulso pela arbitragem. Aos 35, não teve jeito. Diogo Sodré foi derrubado na área e o árbitro João Ennio Sobral assinalou o pênalti. Com muita neblina no Centenário, Sodré bateu e marcou. Caxias 3x2 Aimoré.
Só aos 46 veio o alivio. Após ótima jogada de Igor Goularte pela esquerda, ele tocou para o volante Davi Lopes. O meio-campista finalizou e deu números finais ao jogo. Caxias 4x2 Aimoré. O time grená vence a segunda em casa e assume a vice-liderança.
Ficha técnica
Série D do Campeonato Brasileiro - 3ª rodada
Caxias 4x2 Aimoré
Data: 1º/5/2022
Horário: 15h
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Thiago Sales, Wesley e Rennan Siqueira (Rafael Furlan, 8/2º); Amaral (Tetê, 24/2º), Marlon (Davi Lopes, 8/2º) e Diogo Sodré; Diego Mathias (Igor Goularte, int), Matheuzinho (Erik, 42/2º) e Batista. Técnico: Luan Carlos
AIMORÉ
Fabián Volpi, Anilson, Kesley, Guilherme Lacerda e Higor; David (Leomir, 12/º), Paulinho Santos, Filipe Fraga (Leandro Córdova, 12/2º), Breno (Gonçalves, 20/2º), Junior Fialho (Noninha, 20/2º) e Wesley Pacheco (Yan, 38/2º). Técnico: Edinho Rosa
Arbitragem: João Ennio Sobral (RJ), auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Fabricio Lima Baseggio (ambos do RS)
Gol: Batista, aos 6min (C); Tiago Sales, aos 32min (C); Junior Fialho (A), aos 37min, no primeiro tempo. Wesley Pacheco (A), aos 3min, Diogo Sodré (pênalti, C), aos 37min, e Davi Lopes (C), aos 46min, no segundo tempo.
Cartões Amarelos: David e Leomir (A); Igor Goularte e Batista (C)
Cartão vermelho: Luan Carlos (C)