Formada por apenas um grupo, de cinco equipes, a disputa do futebol feminino na Surdolimpíadas teve a penúltima rodada da fase classificatória nesta segunda-feira (9), no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. No primeiro jogo do dia, pela manhã, derrota brasileira por 2 a 0 diante da Polônia.
Esse é o segundo revés do Brasil na competição. Na estreia, derrota para os Estados Unidos, por 4 a 0. Na segunda rodada, uma vitória expressiva por 8 a 1 diante do Quênia manteve a equipe viva na briga pelas duas primeiras posições do grupo, e que garantem vaga na decisão.
Mas a derrota na manhã desta segunda fez encerrar as chances de medalha de ouro ou prata na Surdolimpíadas disputada em casa. Agora, resta a briga pelo bronze e a possibilidade de repetir o feito da última edição dos Jogos Surdolímpicos, realizados em 2017 na Turquia, quando a equipe conquistou o terceiro lugar.
O próximo compromisso brasileiro é na quarta-feira (11) contra o Japão. O confronto deve se repetir na disputa pelo bronze, no sábado.