Buscando ampliar a inclusão, a presidente da Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, se reuniu com representantes do Clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, e do Ministério da Educação (MEC). O encontro ocorreu em meio à 24ª Surdolimpíada, realizada na cidade.
Na ocasião, Diana e Crisiane Betz, diretora de políticas bilíngues do MEC, tiveram a oportunidade de discutir ações de parcerias com Diego Frederico Biglia, presidente executivo do clube, e Marcelo Alfama Ayala, vice-presidente administrativo e financeiro do clube.
A proposta envolve o fomento nas áreas de esporte e da educação para atender a comunidade surda, já que o clube tem o desejo de desenvolver ações em prol da educação bilíngue e do desporto de surdos.
Atualmente, o Recreio da Juventude já apoia o nadador Guilherme Maia, maior campeão brasileiro na história das Surdolimpíadas, e um dos medalhistas brasileiros na 24ª edição da Deaflympics, que está sendo realizada em Caxias do Sul.
— Agradecemos a oportunidade e o interesse do clube Recreio da Juventude em apoiar a CBDS em suas ações. Trata-se de uma importante parceria para promover o desenvolvimento de novos talentos no desporto de surdos, além de aumentar a visibilidade para a causa da comunidade surda — declarou Diana Kyosen.
A partir de agora, serão apresentadas propostas para viabilizar parceria e iniciar os trabalhos em prol de toda a comunidade surda local.
SURDOLIMPÍADAS
Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil tem sua maior delegação da história, com 325 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 126 membros da comissão técnica.
Os atletas brasileiros disputam 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo. As provas seguem até o próximo domingo (15), quando ocorre a cerimônia de encerramento.
O Brasil está em 24° colocado no quadro geral de medalhas, com quatro bronzes, conquistados pelos atletas Rômulo Crispim e Alexandre Fernandes, do judô, e duas de Guilherme Maia, na natação, nos 100m e 200m nado livre.