É um começo de Série D e um início de trabalho do técnico Luan Carlos no Caxias. Em duas partidas, uma vitória em casa e uma derrota como visitante. O desempenho diante do Azuriz-PR foi superior ao adversário, no entanto o resultado foi ruim. O time grená teve uma mudança no time titular para encarar um rival bastante recuado, mesmo atuando em seus domínios.
Para o gerente de futebol Filipi Cruz, a estratégia foi a mais adequada e o Caxias perdeu num erro coletivo, após o gol do Azuriz-PR em cobrança de escanteio no segundo tempo. Aliás, a única oportunidade criada pelo adversário na partida.
— O esquema tático é o mesmo. Mudaram algumas peças. A gente já tinha estudado o Azuriz com o comportamento que eles têm em campo. Eles baixaram duas linhas de quatro e com mais dois homens circulando por dentro. A comissão técnica estudou bastante. A gente sofreu numa bola, porque o André não fez nenhuma defesa o jogo todo. Foi um erro coletivo e tomamos um gol de escanteio — disse Filipi Cruz.
Mesmo com pouco tempo de trabalho e com somente dois jogos realizados, a avaliação da adaptação do elenco ao estilo de jogo do novo técnico é positiva. Além disso, Filipi Cruz garantiu que, ao término da primeira fase, o time grená estará nos mata-matas em busca do acesso à Série C.
— O padrão e os comportamentos estão bem definidos. A adaptação está sendo rápida. De um jogo para outro pode mudar, é normal. Nem todos os jogos vamos conseguir colocar muito volume. Os comparamentos não vão mudar. Volto a frisar, perdemos o jogo numa bola. Não existe terra arrasada. É um campeonato longo. Pode ter certeza, o Caxias vai classificar e vamos chegar fortes — afirmou o dirigente grená.
Na próxima rodada, o Caxias recebe o Aimoré, no domingo (1º), às 15h, no Estádio Centenário. O jogo é válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. A reapresentação do elenco grená acontece na sexta-feira (29), após a viagem de retorno a Caxias do Sul.