A Serra Gaúcha deverá receber quase 100 países para a disputa da 24ª Surdolimpíadas de Verão. O megaevento vai reunir cerca de 6 mil atletas e membros de delegações entre os dias 1º e 15 de maio de 2022, em Caxias do Sul. Muitos países já confirmaram presença e outros ainda negociam a vinda.
A delegação da Holanda ganhou um apoio importante. O zagueiro e capitão da seleção laranja de futebol, Van Dijk, fez uma doação em dinheiro para ajudar os surdoatletas da seleção nos custos da viagem ao Brasil. Devido aos valores do deslocamento, a vinda ficou ameaçada. A informação foi divulgada pelo jornal De Telegraaf, de Amsterdã.
Conforme o periódico, a seleção de futebol garantiu classificação após um play-off contra a Suécia. Entretanto, a alegria se transformou em angústia depois da informação de que a viagem estaria ameaçada pela falta de recursos.
Assim, uma rede de solidariedade se formou para ajudar os atletas. Inclusive, a atitude foi valorizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), que compartilhou a iniciativa no seu perfil oficial do Instagram.
— Discuti isso com minha família e estamos felizes em ajudar. É por isso que apoiamos esses caras, que fizeram um ótimo trabalho passando do 21º para o 7º lugar no ranking mundial. Admiro a forma como esses caras praticam seu esporte — declarou o capitão do Liverpool ao jornal.
O valor destinado pelo defensor não foi divulgado. O jogador ainda doou uma camiseta autografada usada na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea. O time da cidade dos Beatles faturou o título nos pênaltis após um 0 a 0. Quem der o maior lance leva a camisa e ajuda a delegação nos custos. Para vir a Caxias do Sul, o montante estimado é de 90 mil euros (500 mil reais, pela cotação atual). A delegação holandesa ficará hospedada em Farroupilha, no Hotel Nova Vicenza.