O mês de maio será histórico para Caxias do Sul. A cidade e a Serra receberão cerca de 5 mil atletas e profissionais para a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. O número é maior que da última Paralimpíada de 2021, em Tóquio. Pela primeira vez na história da competição quase centenária, a América Latina sediará o megaevento e a cidade da Serra Gaúcha foi escolhida como sede.
Para fazer parte desse acontecimento único, o torcedor tem uma grande notícia. O comitê organizador decidiu não fazer cobrança de ingressos para as 20 modalidades. Conforme o CEO, Richard Ewald, será um momento também de sensibilizar a população em assuntos como igualdade e acessibilidade.
— Não teremos venda de ingresso. Toda organização está prevendo que as arenas de competições serão abertas ao público sem cobrança de ingresso. Queremos que o público caxiense e da Serra prestigie, aproveite e aprenda com os Jogos. Eles existem para sensibilizar a população quanto à igualdade e a capacidade das pessoas surdas com relação aos ouvintes. Então, não tem sentido cobrar ingressos - revelou o diretor executivo das Surdolimpíadas.
A iniciativa vem após uma parceria com o poder público, que irá auxiliar na realização dos jogos. Secretário Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton enfatiza ser um momento especial para acompanhar as modalidades esportivas de graça.
—Nesse acordo da prefeitura com a Sociedade de Surdos, que organiza a Surdolimpíadas, nós ajudaríamos no que fosse preciso na parte técnica e a contrapartida é que não teria cobrança para assistir. É uma oportunidade única na cidade de toda população poder assistir mais de 20 modalidades esportivas com 90 países envolvidos — lembrou o Citton.
O torcedor que desejar acompanhar os jogos também não precisará retirar o ingresso de forma antecipada. Bastará chegar no local de prova. A única restrição ocorrerá nas cerimônias de abertura e encerramento. O comitê organizador deverá fazer a distribuição de convites, mas o público também poderá acompanhar ao vivo pela internet, através da XPlay TV, detentora dos direitos de transmissão.
— Os únicos eventos das Surdolimpíadas que terão alguma restrição de acesso serão as cerimônias de abertura e de encerramento. Estrategicamente, escolhemos para ser no Ginásio do Sesi pela capacidade de cinco mil pessoas. Haverá uma estratégia de convites, mas por outro lado esse cenário de abertura será televisionado para o mundo pela Xplay TV, empresa caxiense de comunicação. Teremos alguns telões pela cidade, mas todos terão acesso gratuito pelo celular — explicou o CEO Richard Ewald.
PRESIDENTE DO CBDS COMEMORA INICIATIVA
A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, enalteceu a iniciativa de não cobrar ingressos para os Jogos. A presidente fez um agradecimento e convidou a comunidade para torcer pelos atletas brasileiros.
— A liberação da entrada gratuita é muito importante porque as pessoas poderão assistir aos jogos, conhecer, admirar e ver como é a Deaflympics, principalmente por ser um evento específico com atletas surdos. Como você sabe, as pessoas já têm costume de ver e conhecem os torneios Olímpicos e Paralímpicos. O Desporto de surdos, para muitos, é uma novidade. E agora, que estamos recebendo esse evento internacional, pela primeira vez no Brasil, com certeza vai dar muita visibilidade para a comunidade surda — reforçou a presidente do CBDS.
PARCERIA COM A REDE ESCOLAR
A Secretaria do Esporte e Lazer trabalha com a vinda de pessoas surdas de outros estados e países para acompanhar o megaevento. As Surdolimpíadas também irão proporcionar um momento de inclusão com os alunos da rede escolar. O Comitê Organizador Local já alinha uma série de promoções para levar os estudantes aos locais de provas.
— O Richard (CEO da Surdolimpíada), junto com a Secretaria de Educação, assim como a 4ª Coordenadoria Regional de Educação e algumas escolas particulares, conversou para fazer promoções de levar as crianças para vivenciar algo diferente. A inclusão, neste caso, terá o publico ouvinte sendo inserido no mundo surdo, nas Surdolimpíadas — explicou Gabriel Citton, Secretário do Esporte e Lazer.
As datas e horários das disputas de cada modalidade ainda não foram divulgados. Entretanto, as provas serão sempre entre 10h e 18h. Algumas modalidades coletivas podem iniciar o último jogo às 18h. O público terá acesso às informações pelo site oficial da competição www.deaflympics2021.com/pt/ e também por um aplicativo exclusivo dos jogos, que ainda será lançado.
LOCAIS DE PROVAS DAS SURDOLIMPÍADAS
Atletismo - Complexo do SESI
Badminton - Fundação Marcopolo
Basquete - SESI e Vascão
Vôlei de Praia - UCS
Ciclismo - Santuário de Caravaggio
Futebol - CT do Juventude, Marcopolo e Estádio Centenário
Golf - Golf Club Caxias do Sul
Handebol - UCS
Judô - Recreio da Juventude
Karatê - UCS Ginásio
Mountain Bike - Parque Salto Ventoso (Farroupilha)
Orientação - UCS
Tiro - Clube Caxiense de Caça e Tiro
Natação - Recreio da Juventude Sede Guarany
Tênis de mesa - Town Hall (Farroupilha)
Taekwondo - UCS Ginásio
Tênis - Recreio Juventude
Vôlei - UCS Ginásio
Luta Livre - UCS Ginásio
Luta Greco-Romana - UCS Ginásio