No dia 26 de janeiro, o Caxias entra em campo pela abertura do Campeonato Gaúcho. O adversário é o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. Será o primeiro jogo oficial do tricolor gaúcho após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro 2022.
Nos últimos anos, o Caxias vem conquistando bons resultados no Gauchão. Em 2020, a equipe foi vice-campeã após vencer o Grêmio por 2 a 1 na Arena. O título só não veio, pois o grená perdeu a partida de ida, no Estádio Centenário, por 2 a 0. Na temporada passada, o Caxias foi quarto colocado no regional, ficando atrás de Grêmio, Inter e Juventude.
Para o presidente do Caxias, Paulo Cesar Santos, o time chegará forte no Gauchão 2022. Ele desenha um time com muita força física, tática e jogando um bom futebol. Quanto ao adversário, o dirigente grená projeta pegar um Grêmio ferido pelo rebaixamento.
— Vamos ter dificuldades. Vamos enfrentar um gigante do futebol que está ferido pelo rebaixamento à Série B do futebol brasileiro. A gente sabe que é um grande adversário, mas temos o nosso planejamento, nosso sistema de jogo. A nossa equipe técnica está trabalhando forte em cima das fraquezas e virtudes do Grêmio, analisando todas as possibilidade. Vamos respeitar, mas vamos nos impor na Arena no dia 26 — frisou o presidente grená.
Conforme o mandatário, o Caxias vem apresentando evolução nos amistosos. Paulo Cesar Santos ponderou que o elenco foi praticamente renovado. No total, o Caxias contratou 14 atletas para esta temporada. O time já realizou três jogos preparatórios. Todos terminaram em 0 a 0, contra Novo Hamburgo, duas vezes, e Aimoré.
Na próxima quarta-feira (19), os comandados do técnico Rogério Zimmermann enfrentam o Ypiranga. Será o último amistoso da pré-temporada. A partida está marcada para começar às 17h, no estádio Colosso da Lagoa.