O Caxias realizou seu último teste da pré-temporada na tarde desta quarta-feira (19). O Grená enfrentou o Ypiranga no Estádio Colosso da Lagoa e o técnico Rogério Zimmermann manteve o time-base do amistoso diante do Novo Hamburgo, jogo que terminou sem gols, assim como os outros dois amistosos do time. Em Erechim, o Caxias acabou derrotado pelo placar de 1 a 0.
Para o quarto teste preparatório, o técnico fez três modificações na formação inicial. Zimmermann iniciou o amistoso com Marcelo Pitol; Marcelo, Yan Victor, Rafael Dumas e Jonathan; Amaral, Davi Lopes e Diogo Sodré; França, Gustavinho e Giovane Gomez. O zagueiro Thiago Sales, o lateral-esquerdo Rennan Siqueira e meia Renan Oliveira começaram no banco. O trio esteve em campo no primeiro tempo diante do Noia.
O Ypiranga, do técnico Luizinho Vieira, iniciou a partida com Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran, Falcão, Luiz Felipe; Erick, Matheusinho e Rodrigo Carioca.
DERROTA NO 1º TEMPO
Antes de o relógio fechar o primeiro minuto, o Caxias foi para o ataque buscando surpreender o adversário na velocidade. O meia Diogo Sodré lançou Giovane Gomez dentro da área. O atacante grená fez o giro e chutou para defesa do goleiro Edson, do Ypiranga. Depois disso, poucas chances e muita disputa. Aos 18, Diogo Sodré arriscou de fora da área, mas o arremate foi para fora.
Gomez teve a oportunidade de abrir o placar aos 19 minutos. Marcelo cobrou falta e o centroavante tentou o desvio de cabeça. A bola passou perto, mas saiu pelo lado do gol. Apesar do Caxias estar mais presente no ataque, aos 23, o Ypiranga foi quem abriu o placar. Falcão ajeitou na entrada da área com a perna direita e chutou de esquerda. A bola foi no ângulo do goleiro grená, bateu na trave e balançou a rede. Foi a primeira vez que a defesa do Caxias sofreu um gol neste ano.
Aos 32 minutos, Sodré entrou em velocidade na área pelo lado esquerdo, surpreendendo a marcação do time da casa. O meia bateu rasteiro, mas o goleiro Edson abafou, espalmando para longe. O Caxias ainda reclamou de um pênalti no primeiro tempo. Aos 34, o defensor do Ypiranga colocou a mão na bola depois de cobrança de escanteio. Entretanto, o árbitro João Ferreira marcou falta do ataque grená.
SUSTO ANTES DO INTERVALO
Na reta final da primeira etapa, o Caxias quase sofreu o segundo gol. Aos 40, o lateral-esquerdo Porfirio recebeu um lançamento, ganhou da marcação de Gustavinho e levantou para pequena área grená. Matheusinho chegou atrasado no ataque do time de Erechim e não conseguiu concluir. Aos 42 minutos, Giovane Gomez sofreu uma carga por trás e deslocou o ombro direito. O atleta precisou ser atendido na ambulância com uma luxação e virou preocupação para a estreia no Estadual.
O técnico Rogério Zimmermann foi forçado a trocar o camisa 9. Matheus Batista entrou antes do intervalo. Nos instantes finais, o Caxias buscou o gol de empate. Aos 53, França foi derrubado pelo goleiro do Ypiranga fora da área. Na cobrança de falta, a bola desviou na barreira e foi pela linha de fundo. O time do Caxias foi para o vestiário com derrota parcial de 1 a 0.
MUDANÇAS NA ETAPA FINAL
Na volta do vestiário, o Zimmermann promoveu uma troca. Davi Lopes deu lugar à Vidaletti. Aos 6 minutos, Jonathan levantou para área e Sodré tentou de cabeça, mas a bola foi para as mãos do goleiro da casa. Aos 11 minutos, o técnico grená decidiu substituir o restante da equipe, ficando em campo com André Lucas; Léo Oliveira, Erick, Thiago Sales, Rennan Siqueira; Marlon, Vidaletti, Renan Oliveira; William, Gustavo Custódio e Batista. Apenas o goleiro Guilherme Nunes não entrou.
Aos 18 minutos, o Caxias teve a grande oportunidade de empatar o amistoso. Contudo, o travessão salvou o Ypiranga. Em cobrança de falta, Rennan Siqueira levantou pela esquerda e o zagueiro Erick desviou de cabeça, mas a bola não entrou.
No segundo tempo, o Caxias esbarrou no detalhe do acabamento. Aos 32, o canarinho assustou em falta próxima a linha da área. Porfirio fez uma cobrança colocada, a bola desviou na barreira e o goleiro André se esticou todo para espalmar. Aos 40 minutos, André teve de trabalhar novamente. Hugo Almeida, que entrou no segundo tempo, chutou cruzado e o goleiro grená salvou em bela defesa.
Aos 45, a oportunidade do empate. Renan Oliveira recebeu cruzamento na área, subiu livre, mas a cabeçada foi no meio do gol, fácil para Edson defender. Dois minutos depois, Batista entrou livre para direita e bateu cruzado. O goleiro espalmou para o meio. Batista pegou o rebote, contudo o chute passou perto do pé da trave para fora. A partida terminou com derrota grená por 1 a 0.
ESTREIA
Agora, as atenções no Estádio Centenário se voltam para a estreia no Campeonato Gaúcho 2022. Na próxima quarta-feira (26), o Caxias viaja a Porto Alegre para encarar o Grêmio, às 19h, na Arena. O tricolor usará o time de transição nas duas primeiras rodadas do Estadual. Será o primeiro confronto do time da capital após o rebaixamento à Série B do Brasileirão. O Grêmio usará os titulares somente na terceira rodada, contra o São José.