A estreia do elenco principal do Grêmio já tem data e hora marcadas. Será no dia 2 de fevereiro, uma quarta-feira, às 16h30min, contra o São José, na Arena, pela terceira rodada do Gauchão. Mas isso não quer dizer que a pré-temporada será abandonada antes do previsto. O planejamento feito pelo departamento de futebol prevê que os comandados de Vagner Mancini atuem em algumas rodadas do campeonato e voltem aos trabalhos no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
— Tudo depende de uma grande pré-temporada. Levo muita fé nisso, porque estou dando a base para o grupo de jogadores enfrentar o ano inteiro, com prevenção de lesões, suplementação alimentar e preparo físico forte. O Grêmio vai fazer 34 dias de pré-temporada. Ela termina no dia 17 de fevereiro. Temos um amistoso marcado para o dia 26 de janeiro, quando estrearemos no Campeonato Gaúcho com o time de transição — declarou o vice-presidente de futebol Denis Abrahão ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta segunda-feira (17), sem revelar o adversário escolhido.
Desta forma, além do São José, os atletas profissionais também serão utilizados na partida seguinte, contra o Guarany de Bagé, novamente em Porto Alegre, no dia 6 de fevereiro. Na quinta rodada, diante do Aimoré, no Cristo Rei, há a possibilidade de que os reservas sejam escalados, ou então promover o retorno do time de transição.
De certo, os meninos disputarão os dois jogos iniciais do campeonato, contra o Caxias, na Arena, e Brasil-Pel, no Bento Freitas. O objetivo, inclusive, é observar alguns jovens para compor o elenco profissional. A diretoria vê a necessidade de encontrar mais um zagueiro, um lateral-direito e um atacante, além de uma reposição para o meia-atacante Jhonata Robert, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo e só voltará a atuar em junho.
— Tem muita gente, né? Não quero esquecer de ninguém porque são muitos nomes. Tem zagueiro bom, tem dois laterais, tem um bom volante, o Elias de centroavante e tem o Rildo. Gosto muito deste jogador e que ver ele mais cuidadosamente — completou o dirigente gremista.
Quem for aprovado nestes primeiros testes pode ser chamado para compor o grupo principal. Um dos exemplos é o meia Pedro Lucas, que chegou a receber oportunidades na largada da última temporada, mas depois voltou para a base, sendo o camisa 10 na conquista do Brasileirão de Aspirantes.
— Tivemos hoje (segunda-feira) uma reunião, que será semanal ou quinzenal, com o pessoal da base. O Pedro Lucas, como não podia deixar de ser, foi um dos temas debatidos. Eu entendia que ele precisava ganhar um pouco de corpo e me disseram que ele precisa jogar e enfrentar grandes "nocauteadores". E me convenceram — revelou Denis Abrahão.
O planejamento inicial prevê que o elenco profissional assuma a competição estadual, de fato, a partir da sexta rodada, agendada para o dia 13 de fevereiro, quando o Grêmio recebe o Juventude, na Arena.
O planejamento do Grêmio para o Gauchão:
26/1: Caxias (C) — Time de transição
29/1: Brasil-Pel (F) — Time de transição
2/2: São José (C) — Elenco profissional
6/2: Guarany (C) — Elenco profissional
9/2: Aimoré (F) — Elenco profissional (reservas) ou time de transição
13/2: Juventude (C) — Elenco profissional
16/2: União Frederiquense (F) — Elenco profissional
19/2: São Luiz (C) — Elenco profissional
26/2: Inter (F) — Elenco profissional
5/3: Novo Hamburgo (F) — Elenco profissional
12/3: Ypiranga (C) — Elenco profissional