A renovação de contrato do atacante Ferreira, considerada encaminhada pela diretoria, deve ser a última negociação feita pelo Grêmio neste início de 2022. Com as contratações de Orejuela, Nicolas, Bruno Alves, Benítez e Janderson, o vice de futebol Denis Abrahão considera o elenco tricolor fechado pelos próximos meses, período em que será disputado o Campeonato Gaúcho, as primeiras fases da Copa do Brasil e o Brasileirão Série B.
— São esses 28 jogadores, com aproveitamento de atletas da transição para complementar. Não estamos mais no mercado, a não ser que surja algo muito bom de ocasião. O Grêmio está prestando atenção em tudo que está acontecendo, mas a nossa ideia para iniciar os campeonatos até abril é esse o plantel — afirmou Denis Abrahão, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha.
A janela de transferências do primeiro semestre do futebol brasileiro se encerra em 12 de abril, reabrindo somente em 18 de julho. Portanto, os clubes não poderão inscrever novos atletas neste intervalo.
Abrahão também comentou sobre o desfecho do empréstimo de Jean Pyerre. O meia estava próximo de fechar com o Athletico-PR. No entanto, pediu para ser transferido ao Giresunspor, da Turquia. O clube turco também acenou com uma oferta de empréstimo, mas até a metade do ano, o que não foi bem aceito pela diretoria gremista.
— Por nós já estaria decidido, pois concordamos de imediato com a ida para o Athletico. Depois ele apareceu com a situação da Turquia, para um contrato de cinco meses, e isso está com nosso executivo. Eu não falei com ele, mas, pelo que escutei, ele havia optado pelo Athletico. E nós gostamos muito da ideia, pois está aqui do nosso lado e poderíamos acompanhar a evolução. Eu acredito muito nele, só precisa de uma mudança de ares para recuperar o rendimento — destacou o vice de futebol, também salientando a sua esperança na recuperação do jogador em um cenário distante de Porto Alegre:
— Tentamos fazer de tudo para ajudá-lo, mas talvez tenha nos faltado competência. Ele é um menino muito bom e nunca faltou comprometimento. Futebol ele tem de sobra. O problema dele é achar que não precisa correr, fazer força ou cabecear. Mas é um belo jogador, de potencial, de uma qualidade muito grande. É um belo menino, quem contratar vai ser muito feliz. Vamos torcer que dê tudo certo e ele ache o caminho.