O Campeonato Brasileiro de 2021 estará finalizado em duas semanas. Com o término da competição, as definições de título, vagas para competições internacionais, e os times rebaixados para a Segunda Divisão estarão completas. A briga do Juventude pela permanência na Série A continua, e seus adversários, entre altos e baixos, também estão nessa disputa.
Com o rebaixamento matemático da Chapecoense e o descenso virtual do Sport, ainda restam duas vagas para completar o Z-4 do Brasileirão. Grêmio, Bahia, Juventude e Atlético-GO são os principais postulantes. São Paulo, Athletico-PR, Santos e Cuiabá também estão com chances de rebaixamento. Nos últimos seis jogos, todos sob o comando do técnico Jair Ventura, o Ju teve o melhor desempenho na comparação com os principais adversários.
Em 18 pontos disputados, o Juventude somou 12. Foram três vitórias, três empates e uma derrota. Um aproveitamento de 66,6%. Neste mesmo recorte de jogos, na sequência aparece o Grêmio com 10 pontos ganhos e um aproveitamento de 55,5%. O Bahia conseguiu seis pontos e o Atlético-GO somente quatro. Na sexta-feira (26), o Bahia enfrenta o Grêmio em casa e, se vencer, poderá passar o Juventude pelo número de vitórias na classificação. O melhor resultado para o Ju seria o empate para nenhum dos times disparar. Independente disso, a evolução do Verdão, a partir da chegada de Jair Ventura é notória na campanha.
Na 28ª rodada, quando Jair Ventura estreou, o Verdão estava no Z-4 na 17ª posição, com 29 pontos. A vantagem para o Grêmio, 18º colocado, era só de dois pontos, e agora aumentou para quatro. Além disso, naquela oportunidade, o Ju estava três pontos atrás do Bahia. Hoje, o time alviverde tem três pontos a mais que o clube baiano. A maior diferença é na comparação com o Atlético-GO. Na 28ª rodada, o Ju estava oito pontos distante do time goiano. Hoje, a diferença é de somente um.
Desempenho em queda
O Bahia tem a terceira pior campanha no returno Brasileirão. O time de Salvador conseguiu uma vitória nos últimos seis jogos que disputou. Esse desempenho ruim fez o time entrar na zona de rebaixamento. No segundo turno, o Bahia somou apenas 16 pontos em 14 jogos. O aproveitamento é de 38%. Também no returno, o Atlético-GO tem um desempenho ruim e com 35,6% de aproveitamento, melhor somente que a Chapecoense.
Jogos finais do Juventude
- 30/11 - Bragantino (C)
- 3/12 - Fortaleza (F)
- 6/12 - São Paulo (F)
- 9/12 - Corinthians (C)
Jogos finais do Atlético-GO
- 26/11 - Chapecoense (F)
- 29/11 - Bahia (C)
- 5/12 - Inter (F)
- 9/12 - Flamengo (C)
Jogos finais do Bahia
- 26/11 - Grêmio (C)
- 29/11 - Atlético-GO (F)
- 2/12 - Atlético-MG (C)
- 5/12 - Fluminense (C)
- 9/12 - Fortaleza (F)
Jogos finais do Grêmio
- 26/11 - Bahia (F)
- 2/11 - São Paulo (C)
- 5/12 - Corinthians (F)
- 9/12 - Atlético-MG (C)