Encerrado o primeiro turno, agora é hora de começar a segunda metade do Brasileirão. Se o Juventude conquistou a meta de pontos na primeira parte da competição, precisa manter o foco para conseguir o objetivo final, que é a permanência na elite do futebol nacional. O Verdão inicia o segundo turno diante do Cuiabá, às 17h deste sábado (11), no Estádio Alfredo Jaconi. Além de manter a invencibilidade de cinco jogos, o time alviverde busca voltar a vencer.
Nos últimos quatro jogos, o Ju ficou no empate, e em todos pelo mesmo placar, 1 a 1, contra Fortaleza, São Paulo, Fluminense e Corinthians. Diante do Cuiabá, o Verdão buscará vencer em casa, o que não acontece desde o duelo diante da Chapecoense na 13ª rodada.
— Tivemos dois jogos em casa, com São Paulo e Fortaleza, que não conseguimos a vitória. Depois, diante do Corinthians, fora, estávamos buscando e inverteríamos os resultados com empate em casa e vitória fora, mas não deu. Voltamos com mais uma oportunidade em casa. Se vencermos, potencializamos mais essa soma de pontos — comentou o centroavante Ricardo Bueno.
Inevitavelmente, o começo de segundo turno para o Juventude tem uma referência recente. A última partida contra o Corinthians foi a melhor atuação do Verdão no Brasileirão. A equipe tem apresentado evolução no desempenho. Agora, precisa transformar esse bom futebol em vitória como mandante para ultrapassar o adversário deste sábado, que está com um ponto a mais na classificação.
— Tivemos uma partida muito consistente, tanto com ou sem a bola diante do Corinthians. Deixamos escapar a nossa vitória que estava encaminhada, mas se analisarmos a performance, realmente é de se entusiasmar. Essa partida serve como base para mantermos. Quando temos uma partida boa, dá mais confiança e respeito. Temos que seguir colocando em prática — analisou o camisa 9.
O adversário da abertura do returno é o Cuiabá, que no início da competição enfrentou dificuldades, mas se recuperou na disputa. O time mato-grossense está há três jogos invicto, sendo que venceu Palmeiras e Santos, e empatou com o Fortaleza. No primeiro turno, o Ju deixou escapar dois pontos na Arena Pantanal. Depois de virar, sofreu o empate em 2 a 2. Agora, enfrenta um oponente bem diferente.
— Difícil projetar como o Cuiabá virá, porque contra o Corinthians muitos achavam que teríamos uma postura defensiva e jogando por uma bola, e foi ao contrário. Temos que estar preparados para todas as possibilidades — disse Ricardo Bueno.
Boa fase
Ricardo Bueno é parte importante dos cinco jogos de invencibilidade do Juventude. Desde a sua estreia com a camisa alviverde, o Verdão não perdeu. O camisa 9 entrou como titular na vitória contra o Bragantino, 2 a 1, e depois participou da série de empates, inclusive com três gols, diante de Fortaleza, São Paulo e Corinthians.
O centroavante tem uma média de 0,6 gols por jogo. Matheus Peixoto, a quem Bueno substituiu, deixou o Ju com praticamente a mesma média, 0,58 - sendo sete gols em 12 partidas. Ricardo Bueno vive ótima fase e vai buscar mantê-la no segundo turno.
— Particularmente, além dos gols que o atacante precisa, acredito que a performance tem sido boa. Obviamente dá para melhorar. É um início bom que motiva ainda mais. A sequência de jogos no segundo turno é muito mais complicada. Espero fazer igual ou melhor — finalizou o centroavante.