Ficou, mais uma vez, a sensação de que poderia ter sido ainda melhor. Com uma atuação sólida e de muita personalidade, mesmo fora de casa, o Juventude saiu na frente do Corinthians com gol de Ricardo Bueno, mas cedeu o empate nos minutos finais. O 1 a 1, com gol de falta de Róger Guedes, acabou evitando que o time alviverde encerrasse o primeiro turno com um resultado gigante.
Após 19 rodadas, o Ju somou 23 pontos e está na 13ª colocação do Brasileirão. Na abertura do returno, a equipe alviverde entra em campo no sábado (11), às 17h, contra o Cuiabá, no Alfredo Jaconi.
Com cinco alterações no time titular, o técnico Marquinhos Santos montou uma estratégia diferente para encarar o Timão. Com Quintero na zaga e três volantes, com Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho, o comandante alviverde ofereceu mais espaço para o lateral-direito Paulo Henrique e para o meia Wagner, que voltaram à equipe principal.
O começo de jogo foi com o Juventude tendo a iniciativa. Logo no primeiro minuto, Paulo Henrique cruzou da direita e Ricardo Bueno desviou de cabeça para a defesa de Cássio. Aos quatro, a jogada se repetiu e Bueno recebeu na pequena área, girou e teve o chute bloqueado por Fagner.
Aos oito, em saída errada do Ju, a resposta do Timão. Róger Guedes dominou e deixou para Renato Augusto finalizar rasteiro, para fora. Aos 10, em cobrança de falta ensaiada, Guilherme Castilho finalizou de longe e Cássio espalmou para o lado.
O Corinthians voltou a levar perigo aos 21. Após boa triangulação, Róger Guedes tentou a finalização de fora da área, mas sem acertar a meta. No minuto seguinte, o atacante que fazia sua estreia no Brasileirão levou vantagem sobre Quintero pelo lado esquerdo de ataque e cruzou para o meio da área. Carné fez a defesa parcial e Dawhan afastou o perigo.
Com os donos da casa crescendo na partida, o Ju mostrou personalidade para novamente ficar mais com a posse de bola e levar perigo a Cássio. Aos 28, Paulinho Boia arrancou em velocidade e serviu Ricardo Bueno, que chutou rasteiro de fora da área. O goleiro do Timão fez uma defesa tranquila.
Três minutos depois, a qualidade na troca de passes foi premiada com efetividade. Wagner conduziu a jogada e Paulo Henrique, de pé esquerdo, cruzou na cabeça de Ricardo Bueno, que desviou de Cássio e saiu para comemorar o seu terceiro gol na Série A: 1 a 0.
Aos 46, quase o segundo. Paulinho Boia ganhou de João Victor, passou como quis por Gil, mas adiantou muito na hora da finalização e a bola ficou com Cássio.
Veio o segundo tempo e o cenário dos primeiros minutos foi o mesmo. O Corinthians tinha uma posse de bola ineficaz, e quase sempre entre os defensores. Por outro lado, o Ju continuava sendo protagonista. Aos cinco, a dobradinha Paulo Henrique e Ricardo Bueno se repetiu. O lateral cruzou na marca do pênalti e o centroavante cabeceou sobre o gol.
Aos 15, mais uma tentativa do camisa 9. Após rebote da defesa corintiana, Boia tocou para Ricardo Bueno, que girou e bateu à esquerda do gol.
Os minutos seguintes deram continuidade ao domínio alviverde nas ações da partida. Aos 24, Paulinho Boia chutou de fora da área, sem perigo.
O Corinthians só foi assustar aos 31. Fagner recebeu com liberdade pela direita e cruzou para a área. Jô antecipou Quintero, mas desviou para fora. O lance deu um ânimo a mais para o Timão. Aos 33, Róger Guedes recebeu na área e fez a finalização, que desviou em Vitor Mendes e quase tirou Carné do lance. A bola saiu ao lado da trave.
Aos 40, a qualidade técnica de Róger Guedes fez a diferença. O estreante da noite cobrou falta pela meia esquerda por cima da barreira, a bola beijou a trave e entrou: 1 a 1.
Mesmo com a igualdade, o Ju não desistiu. Aos 45, Paulo Henrique recuperou no campo de defesa e arrancou em velocidade. Depois, tocou para Chico, que finalizou no canto para grande defesa de Cássio. Na cobrança de escanteio, Chico cobrou e Ricardo Bueno testou firme, no travessão. Mais uma grande oportunidade para o segundo gol.
Aos 48, Capixaba recebeu na meia direita, puxou para o meio e bateu nas mãos de Cássio.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 19ª rodada
Neo Química Arena, em São Paulo
Corinthians 1x1 Juventude
Corinthians
Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Renato Augusto (Luan, 20/2º) e Giuliano; Gustavo Silva (Gabriel Pereira, 30/2º), Róger Guedes e Jô. Técnico: Sylvinho
Juventude
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Quintero (Forster, e William Matheus; Dawhan, Guilherme Castilho (Chico, 39/2º), Jadson (Ricardinho, e Wagner (Sorriso, 11/2º); Paulinho Boia (Capixaba, 25/2º) e Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Ricardo Bueno (J), aos 31min, no primeiro turno. Róger Guedes (C), aos 40min, no segundo.
Amarelos: Gustavo Silva, Gil, Fagner (C); Dawhan, William Matheus, Paulo Henrique, Capixaba (J)
Árbitro: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex dos Santos e Eder Alexandre. VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (quarteto catarinense).