O Juventude lançou, nesta segunda-feira (6), uma campanha sobre doação de órgãos. O tema é tratado no “Setembro Verde, e o clube usou o elemento rivalidade para chamar a atenção do público. Durante todo o mês, torcedores de qualquer time poderão levar suas camisas ao Estádio Alfredo Jaconi e aplicar, gratuitamente, um selo personalizado com a frase: “Sou doador de órgãos”.
A ação foi desenvolvida pelo Departamento de Comunicação e Marketing do Juventude, que conversou com especialistas, médicos, ONG’s, secretarias municipais e diversos outras entidades. Nesta pesquisa, o clube percebeu que as famílias dificilmente são avisadas sobre o desejo do ente em ser doador. Por isso, o Juventude decidiu usar as camisas de futebol para que esta mensagem chegue de forma clara e direta aos mais próximos.
E para divulgar a campanha, o Juventude lançou o vídeo “O jogo da vida”, que exibe duas histórias com desfechos opostos, justamente para que as pessoas compreendam a importância da doação de órgãos.
Histórias
Guilherme Menezes recebeu um rim no ano de 2015 e interrompeu quatro anos de espera e longas sessões de diálise. Já Patrícia Schroeber contou a história do irmão Paulo, que faleceu em 2014 na fila de espera por um coração. Como um de seus últimos desejos, doou seus órgãos para que outras vidas fossem salvas em um gesto de absoluta generosidade.
Em todo Brasil, 50 mil é o número de pessoas que aguardam por um órgão na fila de transplante. Outro fato assustado é o número de óbitos de pacientes que aguardam por algum tipo de transplante: aproximadamente 2,5 mil por ano.