A campanha do Juventude no Brasileiro de 2004 ficou marcada na história do clube. Foi a segunda edição do Brasileirão por pontos corridos e a melhor classificação do Ju neste modelo. O time alviverde terminou em 7º lugar com 70 pontos. Nesta excelente participação, aconteceu a última vitória contra o Corinthians atuando como visitante.
No dia 2 de outubro de 2004, no Pacaembu, pela 34ª rodada, o Verdão fez 2 a 1, com gols de Sandrinho, aos 23 minutos, e Raone, aos 30 minutos da etapa inicial. Alberto descontou para o Corinthians aos 17 minutos do segundo tempo. Neste Brasileirão, 24 clubes disputaram a competição. Foram 46 jogos do Ju, com 20 vitórias, 10 empates e 16 derrotas (51% de aproveitamento).
Essa vitória, diante do Corinthians, confirmou naquele momento a grande campanha do Ju como visitante. Fora de casa, a equipe gaúcha tinha os melhores números: nove vitórias, um empate e sete derrotas, ou seja, 28 pontos somados. O Juventude jogou naquele dia com: Eduardo Martini; Daniel, Neto e Ageu (Raone); Jancarlos, Vanderson, Donizete Amorim, Lopes (Paulo Roberto) e Zé Rodolpho; Sandrinho e Da Silva (Clodoaldo). O técnico era Ivo Wortmann
Já o Corinthians, do técnico Tite, teve Fábio Costa; Anderson, Valdson (Marcelo Ramos) e Betão; Edson, Wendel (Jô), Fabinho, Rosinei e Fininho (Filipe Alvim); Gil e Alberto. A arbitragem foi de Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE), auxiliado por Erick Bartholomeu Bandeira (PE) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE).