O retorno do Juventude à elite do futebol brasileiro poderia ter sido melhor. Não que conquistar um ponto fora de casa seja um mau negócio. Porém, a vitória contra o Cuiabá, na noite deste sábado (29), escapou aos 42 minutos do segundo tempo depois de o Papo ter buscado a virada ainda na primeira etapa. Com isso, o 2 a 2 na Arena Pantanal foi um bom placar, mas o resultado ficou aquém daquilo que a partida se apresentava.
Jonathan Cafú abriu para o Cuiabá, enquanto Wescley e Matheus Peixoto deram a vantagem para o Ju. O gol da igualdade frustrante para a equipe alviverde veio com Elton. No próximo domingo (6), o Juventude recebe o Athletico-PR, na volta ao Estádio Alfredo Jaconi.
Sem o técnico Marquinhos Santos, que ficou em Caxias por orientação médica e sequer realizou os novos testes da covid-19, o auxiliar Eduardo Barros promoveu a estreia de Michel Macedo e Chico na equipe titular. Além disso, manteve Alyson na lateral esquerda, situação que já acontecia na reta final do Gauchão.
O começo do confronto teve o Cuiabá arriscando com Anderson Conceição. Aos quatro minutos, Uendel cruzou da esquerda e o zagueiro tentou de voleio, mas sem direção. Aos oito, novamente a dupla do time de Mato Grosso se repetiu. Desta vez, o defensor cabeceou com violência, mas por cima do gol de Carné.
O Juventude teve a primeira chegada aos 16, em uma jogada de laterais. Michel Macedo avançou pela direita, cruzou para a segunda trave, onde Alyson se apresentava. Porém, o ala esquerdo não conseguiu finalizar com precisão.
O equilíbrio do jogo, com leve superioridade dos donos da casa, virou vantagem para o Cuiabá aos 28. Matheus Peixoto perdeu a bola no ataque, pediu falta, mas o árbitro nada assinalou. Alyson ainda conseguiu domínio, porém teve a bola roubada por Jonathan Cafú. O atacante tabelou com Clayson, recebeu de volta, limpou a marcação e finalizou para abrir o placar na Arena Pantanal: 1 a 0 para o time do Centro-Oeste.
O Cuiabá quase ampliou com um ex-jogador do Caxias. Aos 37, Elton fez um corta-luz para Rafael Gava. O meia arriscou e a bola foi à esquerda do gol de Marcelo Carné, pela linha de fundo.
A partir daí, o Papo mostrou força no Mato Grosso. Aos 42, Wescley iniciou contra-ataque, tocou para Alyson e foi para a área. O lateral-esquerdo cruzou, Pepê, do Cuiabá, tentou o domínio, mas deixou a bola à feição de Wescley, que mandou sem chances para Walter: 1 a 1.
Três minutos depois, a virada alviverde. Aos 45, o Juventude saiu trocando passes com Chico até a bola chegar para Capixaba. O atacante avançou e cruzou para o meio da área, onde Matheus Peixoto finalizou de primeira para o fundo das redes. O Papo terminou o primeiro tempo do retorno à elite vencendo por 2 a 1.
Na volta do intervalo e com a vantagem, o Juventude começou buscando fortalecer na marcação para seguir na frente do placar. O Cuiabá, por sua vez, tentou aos seis minutos, com Jonathan Cafú cruzando e Elton, que se esticou na direção da bola, não alcançando. Aos 12, Clayson levanta e Marllon cabeceia para o chão, tentando tirar de Carné, mas a bola subiu muito.
A resposta do Juventude quase veio com o terceiro. Guilherme Castilho cruzou da direita e Chico apareceu cara a cara com Walter. O meia alviverde finalizou, sem tanta força, e o goleiro do Cuiabá conseguiu fazer a difícil defesa.
Na tentativa do empate, João Lucas aproveitou rebote e arriscou com força, de sem pulo, passando perto do gol defendido por Carné, aos 17.
Aos 22, após cruzamento para a área do Juventude, Elton tentou o cabeceio enquanto Vitor Mendes esticou a perna para fazer o corte, para reclamação do Cuiabá. O árbitro Dênis Serafim não marcou pênalti no campo e, após chamado pelo VAR, manteve sua sinalização de campo.
Na tentativa de ampliar, o volante João Paulo quase surpreendeu. Aos 37, o capitão alviverde aproveitou a sobra da intermediária e finalizou à esquerda do gol de Walter, que apenas acompanhou.
Quando parecia que nada mais aconteceria e a vitória do Juventude viria, um filme do jogo se repetiu: falha de Alyson, aos 42. Guilherme Pato cruzou da esquerda, Elton se apresentou para o cabeceio e o lateral do Juventude, imóvel, não subiu. O centroavante do Cuiabá fuzilou: 2 a 2 e um resultado que ficou abaixo do que a segunda etapa apresentava.
Ficha técnica
Cuiabá 2x2 Juventude
Campeonato Brasileiro - Série A
Arena Pantanal, em Cuiabá-MT - 29/5/2021
Gols: Jonathan Cafú (C), aos 28min, Wescley (J), aos 43min, e Matheus Peixoto (J), aos 45min, no primeiro tempo. Elton (C), aos 42min do segundo tempo.
CUIABÁ
Walter, Lucas Ramon (João Lucas, intervalo), Marllon, Anderson Coiceição e Uendel; Pepê, Rafael Gava (Guilherme Pato, 24/2°) e Camilo, Clayson (Rafael Papagaio, 34/2°), Elton e Jhonatan Cafú (Felipe Marques, 37/2°). Técnico: Alberto Valentim.
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Michel Macedo (Paulo Henrique, 30/2°), Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson (Eltinho, 45/2°); João Paulo, Guilherme Castilho e Wescley; Capixaba (Elton, 45/2°), Chico (Marcos Vinicios, 30/2°) e Matheus Peixoto (Fernando Pacheco, 44/2°). Técnico: Eduardo Barros (auxiliar)
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (trio alagoano). VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP).
Cartões amarelos: Alyson, Eduardo Barros, Guilherme Castilho (J), João Lucas (C).