574 dias depois, os torcedores do Caxias estarão de volta ao Estádio Centenário. Ainda que com limitações e restrições, os sócios em dia poderão acompanhar o jogo de ida contra o União Rondonópolis pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto ocorre neste sábado (25), às 16h.
Após a liberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a direção do Caxias conseguiu a autorização municipal com a Prefeitura e a liberação regional da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho). Posteriormente, encaminhou ofício à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e para a CBF comunicando que o jogo terá público.
Com isso, o clube poderá receber até 2,5 mil torcedores. A prioridade será dos sócios em dia. Não haverá comercialização de ingressos para o confronto do final de semana.
O sócio do Caxias pode regularizar a situação junto a Sala de Sócios até sexta-feira (24). Os contatos para informações são o telefone (54) 3536 7999 ou WhatsApp (54) 9 9163 5547. Para acessar o estádio será necessário a mensalidade estar em dia.
Pelo protocolo da CBF, somente a torcida do clube mandante estará presente, até mesmo para evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades. Entre as recomendações básicas estão: distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Além disso, para controle individual dos torcedores será obrigatória a realização do teste RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 em até três dias (72 horas) antes da data da partida.
Como alternativa, o protocolo possibilita o teste Pesquisa de Antígenos até dois dias (48 horas) antes da partida, desde que realizado por laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias.
Se o torcedor não apresentar um dos testes, precisará da vacinação plena contra a covid-19. Entende-se como vacinação plena o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses ou a dose única, em caso da imunização ocorrer desta forma por parte da fabricante.
Protocolos obrigatórios para os torcedores
:: Realização obrigatória do teste RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 em até três dias (72 horas) antes da data da partida;
:: O protocolo possibilita também o teste Pesquisa de Antígenos até dois dias (48 horas) antes do jogo;
:: Se o torcedor não apresentar um dos testes, precisará da vacinação plena contra a covid-19, ou seja, os indivíduos que completaram o esquema vacinal com as duas doses da vacina ou a dose única, em caso da imunização ocorrer desta forma por parte da fabricante;
:: Quem tiver a vacinação plena não há necessidade de testagem;
:: A comprovação da vacinação plena deverá ser providenciada pelo indivíduo através da emissão do certificado de vacina disponível nas plataformas oficiais;
:: Será realizada a aferição de temperatura corporal ao adentrar ao estádio;
:: Uso de máscara obrigatório e álcool gel;
:: Público exclusivamente sentado;
:: Manter o distanciamento social de um metro nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência;
:: Os portões de acesso ao estádio seguem conforme planos de sócio. Não haverá a abertura do setor das cadeiras;
:: Os portões serão abertos no sábado (25), às 13h, e serão fechados às 15h30min (meia hora antes do início da partida);
:: A Sala de Sócios estará com um horário especial na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24) para o sócio regularizar sua situação. Das 9h às 19h30, sem fechar ao meio-dia.
:: No sábado, a regularização do sócio deverá ocorrer somente pelo portal do sócio de forma virtual;
:: Não será permitida a entrada de menores de 18 anos;
:: Dependentes de sócio poderão entrar mediante mesmo requisitos dos sócios.
Exigências para o clube
:: Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público;
:: Abertura antecipada dos portões, para evitar aglomeração;
:: Ordenamento na saída, por setor, para evitar aglomeração na dispersão;
:: Sanitização do estádio e das áreas de uso por parte do público deverá ocorrer em até 4h antes do início da partida.
:: Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara da proporção de um para cada 200 pessoas.
Liberação
O Caxias correu contra o tempo e conseguiu a liberação dos órgãos responsáveis. O clube teve menos de 24 horas para conseguir a autorização da Prefeitura e da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho). O prazo para enviar para a CBF o ofício seria até esta quarta-feira, 72 horas antes do jogo.
— Temos que agradecer ao gabinete de crise, através do secretário João Uez, a Grégora Fortuna dos Passos, secretária municipal do governo, Rodrigo Lazarotto, diretor de fiscalização, a vice-prefeita Paula Ioris, e ao prefeito Adiló. Eles nos ajudaram muito. Tudo correu na normalidade e rapidamente — comentou o presidente Paulo Cesar Santos, que confirmou que será permita a entrada de sócios em dia:
— Vamos trabalhar só com sócios nesse momento, até para ser mais rápido no controle, registro e tudo que envolve os protocolos da CBF. O sócio nós temos uma base de informações e isso ajuda mais. Vamos beneficiar o nosso sócio, que esteve conosco neste período de pandemia. Já estamos montando uma equipe para fazer o acompanhamento dos protocolos no dia do jogo e fiscalizar.