A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elaborou um protocolo para retorno dos torcedores aos estádios de futebol. Esse documento visa a volta de público nas quartas de final da Copa do Brasil e nas quatro divisões do Brasileirão, desde que aprovada em conselho técnico pelos clubes. No entanto, a decisão dependerá da anuência das autoridades sanitárias locais.
O protocolo prevê presença apenas da torcida do clube mandante para evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades. Entre as recomendações básicas estão: distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Além disso, para controle individual dos torcedores será obrigatória a realização do teste RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 em até três dias (72 horas) antes da data da partida.
Como alternativa, o protocolo possibilita o teste Pesquisa de Antígenos até dois dias (48 horas) antes da partida, desde que realizado por laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias.
Se o torcedor não apresentar um dos testes, precisará da vacinação plena contra a covid-19. Entende-se como Vacinação Plena, os indivíduos que completaram o esquema vacinal, ou seja, terem recebido as duas doses da vacina ou a dose única, em caso da imunização ocorrer desta forma por parte da fabricante.
Ingressos
O protocolo da CBF garante que a entidade irá oferecer um sistema virtual para consultas a respeito de vacinas, testes RT-PCR e antígeno. Assim, os clubes ou as empresas por eles contratadas poderão verificar a veracidade das informações de vacinação plena ou testagem dos torcedores.