A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta terça-feira (21), que os clubes da Série D do Campeonato Brasileirão poderão receber público nos jogos das oitavas de final, desde que as autoridades sanitárias locais autorizem. A direção do Caxias conversa internamente e com a prefeitura para viabilizar o ingresso do torcedor no próximo sábado (25), às 16h, diante do União Rondonópolis.
No Rio Grande do Sul, o governo já autorizou a presença de público, de maneira parcial e com restrições. A prefeitura de Caxias do Sul já protocolou decreto liberando competições esportivas na última semana e também sinalizou de forma favorável, desde que se siga os protocolos da CBF. O Caxias fará uma solicitação à prefeitura para conseguir a liberação. A direção grená dará prioridade para sócios em dia.
— Estamos trabalhando ainda sobre essa questão do público. Estamos definindo de outras reuniões que nossa filosofia é valorizar o nosso sócio. Estive reunido no final da tarde com o pessoal da prefeitura e ficou definido que a solicitação precisa ser do Caxias. Estamos entendendo os protocolos e fazendo uma avaliação jurídica e aquilo que precisamos adaptar no Centenário. Para ficar claro, para valorizar nossos sócios, vamos solicitar a presença de público para esse jogo. Acreditamos, que pela conversa com os órgãos públicos, nós vamos ter êxito nesta demanda — comentou Paulo Cesar Santos, presidente do Caxias, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
A Prefeitura confirmou, na semana passada, que seguirá os novos protocolos aprovados pela Amesne, que liberam, com público, a realização de todas as competições esportivas. O público deve manter-se sentado, distanciamento mínimo de um metro e ocupação máxima de 40% da capacidade, até o limite de 2,5 mil pessoas. Acima de 400 participantes, o organizador deverá solicitar autorização pública, esse é o caso do Caxias.
Pela determinação da CBF, os clubes têm até 72 horas do início da primeira partida de cada um dos confrontos para informar se poderão receber públicos em seus estádios e o percentual de capacidade liberada. Sendo assim, o Caxias precisa viabilizar a autorização até esta quarta-feira (22), às 16h.
— Já estamos trabalhando com nosso jurídico e vamos trabalhar para ter esse tempo hábil e formalizar a presença de público no Centenário. Tenho que ressaltar a conduta do presidente do Rondonópolis, que entrou em contato se colocando à disposição para qualquer situação — completou o presidente grená.
Além disso, para garantia do equilíbrio técnico, não será permitido que apenas um dos clubes, num confronto de ida e volta, possa ter público no seu estádio. É o caso do duelo entre Esportivo x Ferroviária-SP. Em Bento, o público poderia ser autorizado, mas em Araraquara ainda não.
A presença de torcedores visitantes, conforme protocolo, não será autorizada neste momento.
Veja o que diz o documento da CBF
"Informamos às Federações Estaduais, cujos clubes filiados estão classificados para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D, que este passará a adotar o protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios. A aplicação do protocolo estará sujeita à liberação das autoridades locais. Isso significa que os clubes envolvidos devem ter autorização dos órgãos competentes, cumprindo integralmente as exigências, além de observar as recomendações do protocolo da CBF.
Como o certame já está em fases eliminatórias, reforçamos que o protocolo divulgado estabelece critérios de competição. Sendo assim, para garantia do equilíbrio técnico, em última instância não será permitido que apenas um dos clubes, num confronto de ida e volta, possa ter público no seu estádio.
Até 72 horas do início da primeira partida (ida) de cada um dos confrontos, os clubes envolvidos deverão informar mediante comunicado oficial ao departamento de competições da CBF, através de suas respectivas federações, se poderão receber públicos em seus estádios, bem como cada percentual de capacidade liberada. A presença de torcedores visitantes, conforme protocolo, não será autorizada neste momento"