O Juventude sofreu a primeira derrota longe de casa na Série A. Com gols de Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda, no início da segunda etapa, a equipe alviverde foi derrotada pelo Ceará por 2 a 0, neste domingo, no Estádio Castelão.
O time de Marquinhos Santos segue no Nordeste e encara o Bahia, quarta-feira, às 18h, no Estádio do Pituaçu. Na partida, o Ju não poderá contar com Guilherme Castilho, suspenso. Por outro lado, Vitor Mendes, Elton e Wescley ficam à disposição.
Com Cleberson, Chico e Sorriso como novidades, o Juventude começou a partida ameaçando os donos da casa e buscando propor as ações. Com 24 segundos de jogo, o time alviverde já teve a primeira finalização em uma contra-ataque rápido, finalizado por Castilho para defesa segura de Richard.
Enquanto o Vozão tinha dificuldades na criação e na saída de jogo entre os zagueiros, o Ju explorava a velocidade pelos lados de campo. Aos 14, Sorriso recebeu na meia direita, puxou para o meio e finalizou de pé esquerdo rente à trave. No minuto seguinte, o jovem atacante alviverde voltou a ter vantagem individual, passou por dois marcadores, mas o cruzamento acabou nos pés da defesa cearense.
A primeira chance dos donos da casa veio só aos 24. Jorginho teve espaço e encontrou Mendoza nas costas da defesa. Cara a cara com o goleiro, ele demorou para definir e Carné fez a defesa. Em um confronto de poucas finalizações e muita disputa na intermediária, o Ju voltou a finalizar com Sorriso, aos 38. Porém, o chute do atacante saiu fraco, sem dificuldades para Richard.
Aos 45, na última chance da primeira etapa, Kelvyn cruzou da esquerda e Saulo Mineiro antecipou a defesa para desviar longe do gol de Carné.
O segundo tempo começou com um vacilo defensivo e o gol do Ceará. Lima recebeu na intermediária, avançou e tocou para Saulo Mineiro. William Matheus parecia ter o domínio da bola, mas o centroavante foi mais rápido na reação e desviou para tirar de Carné e mandar para a rede: 1 a 0.
Aos seis, quase veio o segundo. Mendoza ganhou na velocidade e lançou Saulo Mineiro, que escorou para Lima. A finalização forte parou em boa defesa de Carné. Só que na cobrança de escanteio não teve jeito. Gabriel Lacerda antecipou William Matheus e, de cabeça, ampliou o placar: 2 a 0.
Com as entradas de Jadson, Bruninho e Pacheco, aos 20 minutos, o técnico Marquinhos Santos tentou recolocar o Ju na partida. Porém, a tentativa de reação parou de vez aos 24. Guilherme Castilho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um a mais em campo, o Ceará tomou conta da partida, enquanto a equipe alviverde esboçava algumas tentativas de velocidade com Fernando Pacheco e Bruninho, mas sem levar perigo ao gol de Richard.
No final, por mais uma vez ter a desatenção defensiva no retorno do intervalo, veio a primeira derrota fora de casa na Série A.
FICHA TÉCNICA
Ceará 2x0 Juventude
9ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza
Ceará
Richard; Buiú, Messias, Lacerda, Kelvyn; Marlon (William Oliveira, 35/2º) e Fernando Sobral; Lima (Rick, 35/2º), Jorginho (Vina, 14/2º) e Mendoza; Saulo Mineiro (Jael, 26/2º) . Técnico: Guto Ferreira
Juventude Marcelo Carné; Michel Macedo, Cleberson, Rafael Forster e William Matheus; Guilherme Castilho, Matheus Jesus (Jadson, 20/2º) e Chico (Bruninho, 20/2º); Sorriso (Capixaba, 42/2º), Paulinho Boia (Pacheco, 20/2º) e Matheus Peixoto (Didi, 27/2º). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Saulo Mineiro (C), aos 2min, Gabriel Lacerda (C), aos 7min, no segundo tempo.
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO, Fifa) e Fabio Pereira (TO). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
Expulsão: Castilho (J).
Amarelos: Jael, Buiú (C); Pacheco (J).