O Juventude enfrenta o Cruzeiro neste sábado (16), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a partir das 19h, no Estádio Alfredo Jaconi. A equipe alviverde vem de dois tropeços, diante de Cuiabá e Brasil-Pel, que tiraram o time da Serra da zona de classificação. Atualmente, o Juventude ocupa a quinta posição com os mesmos 52 pontos do quarto, CSA. A diferença entre as equipes está no número de vitórias: os jaconeros têm uma a menos do que os alagoanos.
— A gente está fora do G-4 em critérios, mas é aquilo que a gente sempre falou, o campeonato todo: nós precisamos estar entre os quatro, ou muito próximo dos quatro. Se a gente chegar na última rodada fora do G-4, mas conseguir terminar no G-4, aí já está coroado o trabalho. Então, essa motivação já vem natural. Eles estão mobilizados. Eles sabem que essa derrota (para o Brasil-Pel) acabou nos afastando um pouquinho, mas por sorte ninguém avançou. Então, ficou praticamente tudo igual a rodada anterior — explica o vice-presidente de futebol do Juventude, Osvaldo Pioner.
Para retornar ao G-4, o Juventude precisa vencer os mineiros e torcer para que o CSA não derrote o Avaí, no Estádio Rei Pelé, também no sábado. Assim, o time da Serra retorna à zona de classificação a três rodadas do fim da competição. O vice-presidente de futebol do clube ressalta que, assim como a instituição, os atletas também estão interessados e mobilizados para buscar o acesso:
— Para eles, é importantíssimo ter esse acesso, somar pontos, para a carreira deles, para a vida deles, e para o clube muito mais. Então, a gente sabe disso. O problema é que todos os clubes têm algum interesse, alguns estão jogando a vida para escapar do rebaixamento, outros estão jogando a vida para nos alcançar na pontuação, outros têm algum fator financeiro por trás, botando alguma coisa para motivar, e aí incendeia os jogos. E graças a Deus que estamos numa situação que tem muitos querendo estar no nosso lugar e a gente está se mantendo.
O adversário da vez, Cruzeiro, não vive boa fase. A equipe mineira vem de uma derrota para o lanterna da competição, Oeste, por 1 a 0. Além disso, a imprensa local informa que o clube está com, pelo menos, dois meses de salário atrasado. Na última quinta-feira (14), o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, promoveu uma reunião com o elenco e prometeu regularizar a situação, porém, ainda sem previsão. No entanto, o dirigente alviverde ressalta que, mesmo assim, o Cruzeiro é um adversário que merece respeito e que não esperam uma partida fácil:
— Sobre essa crise interna lá, a gente não tem conhecimento, sabe e respeita muito o Cruzeiro. O Cruzeiro mesmo mal num determinado momento é o Cruzeiro, o campeão do mundo, campeão da Libertadores, é um grande campeão. Então, eu acho que o principal fator está em somar pontos, vencer esse jogo, ficar vivo na competição, atingir o objetivo, que é bom para nós, é bom para os jogadores. Eles estão muito interessados, é um grupo muito maduro. Então, nós já estamos motivados, já estamos mobilizados, precisamos vencer, não tenho dúvida nenhuma que precisamos vencer, mas já temos motivação e argumento suficiente para entrar peleado e vencer esse jogo.
A partida deste sábado (16) terá transmissão da Rádio Gaúcha Serra, no 102,7 FM, ou pelo aplicativo de GZH, na opção Serra, a partir das 18h45min. A narração será de Eduardo Costa, os comentários de Maurício Reolon e as reportagens de Cristiano Daros.