O Juventude iniciou 2021 tropeçando diante de um adversário direto. Depois da vitória de virada sobre a Ponte Preta, no último jogo de 2020, a equipe comandada pelo técnico Pintado acabou derrotada pelo Cuiabá, por 1 a 0, nesta terça-feira (5), na Arena Pantanal. O gol foi marcado pelo zagueiro Anderson Conceição, ainda na primeira etapa.
O time da Serra precisava de apenas um empate para se garantir por mais uma rodada na zona de classificação à Série A, mas não obteve êxito. Agora, para se manter no G-4, o Juventude precisa torcer por um tropeço do CSA diante do Figueirense, nesta sexta-feira (8). Se o time de Alagoas empatar ou vencer, o Ju cai para a quinta colocação.
A próxima rodada será de confronto gaúcho na Série B. O Juventude vai até o Estádio Bento Freitas, em Pelotas, para enfrentar o Brasil. O jogo ocorre na terça-feira (12), a partir das 19h15min.
Vitória parcial do Cuiabá
Os primeiros minutos de jogo não foram de grandes emoções. O Juventude teve sua primeira chance de abrir o placar aos três, quando Rafael Gava cometeu falta em Neto, na meia-lua. Na cobrança de João Paulo, no entanto, o goleiro João Carlos ficou com a bola no lado esquerdo do gol.
Posteriormente, aos quatro, os mandantes tentaram responder com Elton, que finalizou de longe, mas a bola acabou desviando em um defensor do Juventude e foi para escanteio. Na cobrança, Rafael Gava conseguiu o cabeceio, mas Marcelo Carné fez a defesa.
O Ju arriscou, novamente, aos 11. Desta vez, com Renato Cajá. O camisa 10 finalizou da intermediária, mas mandou para fora.
O gol do jogo surgiu aos 34, depois de uma falta cometida pelo zagueiro Emerson, no lado direito de ataque do Cuiabá. Rafael Gava cobrou e mandou para a área. Anderson Conceição subiu, sozinho, e conseguiu o cabeceio para o fundo das redes, abrindo o placar na Arena Pantanal: 1 a 0 para o Cuiabá.
O primeiro tempo terminou com vitória parcial dos mandantes, sem que o Juventude conseguisse esboçar uma reação após o gol sofrido.
Bola na trave no final
Após perder Eltinho lesionado na primeira etapa, o técnico Pintado realizou mais duas modificações no intervalo, com os ingressos de Rafael Grampola e Matheuzinho nas vagas de Neto e Capixaba. Logo no início da segunda etapa, o Cuiabá teve chance de ampliar o placar. No primeiro minuto, Felipe Marques cruzou para Marcinho, que bateu para o gol, mas mandou para fora, muito próximo da meta alviverde.
O Juventude tentou o empate aos 11, quando Hélder cruzou para Rogério, na área. O atacante cabeceou mas a bola foi pela linha de fundo. Aos 17 , houve um lance polêmico na partida. Os jogadores do Juventude reclamaram que Romário tocou com o braço na bola, dentro da área, depois de jogada de Renato Cajá. No entanto, a arbitragem entendeu como bola no peito e mandou seguir o jogo.
Na sequência, o Cuiabá teve duas boas chances de ampliar o placar. A primeira aos 23, quando Jenison e Yago tabelaram na área. O centroavante cuiabano tentou a finalização, mas escorregou e Marcelo Carné fez a defesa sem dificuldade. Posteriormente, aos 24, Willians Santana deu o passe para Yago, cara a cara com o goleiro do Juventude. No entanto, o atacante desperdiçou.
Depois das substituições promovidas pelo técnico Allan Al, o Cuiabá ficou ainda mais ofensivo e empilhou chances de ampliar o placar. No entanto, não conseguiu aproveitar nenhuma delas. O Juventude, mesmo com quatro trocas feitas por Pintado, não conseguia, sequer, assustar o time da casa.
O Cuiabá teve uma boa chance aos 38, novamente com Jenison. O centroavante fez jogada individual e ficou cara a cara com Marcelo Carné. No entanto, mandou nas mãos do defensor alviverde.
A melhor chance do Juventude veio na sequência, aos 39. Depois de dividida com o zagueiro Anderon Conceição, dentro da área, Everton chutou no travessão. Na sequência, Gabriel Bispo ainda teve a chance de mandar para o fundo das redes, mas a cabeçada foi por cima da meta adversária.
Aos 44, Yago ainda desperdiçou mais uma chance de acabar com o jogo. O atacante recebeu de Jenison, na direita, e finalizou. Porém, a bola foi para fora. O Ju teve sua última finalização aos 50. Depois de escanteio cobrado por João Paulo, a bola sobrou para Igor, que mandou por cima do gol.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 33ª rodada
Cuiabá 1x0 Juventude
Local: Arena Pantanal, no Mato Grosso
Data: 05/01/2021
Cuiabá
João Carlos; Lucas Ramon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava (Nenê Bonilha, 21/2º) e Matheus Barbosa (Gabriel Pierini, 14/2º); Marcinho (Willians Santana, 14/2º), Felipe Marques (Yago, 14/2º) e Elton (Jenison, 21/2º). Técnico: Allan Aal.
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Genilson, Emerson e Eltinho (Hélder, 25/1º); João Paulo, Gustavo Bochecha (Gabriel Bispo, 27/2º); Capixaba (Matheuzinho, intervalo), Renato Cajá (Everton, 22/2º) e Neto (Rafael Grampola, intervalo); Rogério. Técnico: Pintado.
Gol: Anderson Conceição, aos 34 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Fernanda Nândrea Gomes Antunes e Leonardo Henrique Pereira. O trio é mineiro.
Cartões amarelos: Eltinho, Igor, Pintado (J); Matheus Barbosa, Anderson Conceição, Willians Santana (C).